Economia Titulo
Escolas do Grande ABC enfrentam etapa do Desafio BM&F Bovespa
Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
27/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ações, ativos, panoramas econômicos e finanças não são assuntos exclusivos de adultos. É o que pretende provar o Desafio BM&F Bovespa, promovido pela Bolsa de Valores de São Paulo. Após palestras de profissionais do setor, alunos do Ensino Médio se enfrentam em busca das melhores decisões de compra e venda de ações em uma simulação de mercado.

O Grande ABC marca presença no evento com a participação de quatro instituições de Ensino. Escola Estadual Francisco Cristiano Lima De Freitas, Escola Estadual Prof. Mauricio Antunes Ferraz e Instituto Barão de Mauá, todas de São Bernardo, além da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, participarão da terceira eliminatória que acontece hoje na BM&F Bovespa, em São Paulo. Elas enfrentarão outras 31 instituições de ensino em busca de uma vaga na grande final, que acontece em novembro e rende prêmios de até R$ 25 mil para os vencedores. O destino do dinheiro já é determinado: as equipes ganhadoras deverão usar o valor em um clube de investimentos. As escolas vencedoras levam um computador e uma impressora multifuncional e o professor coordenador da equipe, além de créditos para investimentos, leva um notebook para casa.

Na primeira parte do dia, os alunos assistem a uma palestra com profissionais da área e, no período da tarde, participam do Desafio. "São equipes de três a cinco alunos preparados pelas próprias escolas para esse projeto", explica Patrícia Quadros, gerente dos programas de popularização da BM&F Bovespa.

No Desafio são propostas situações reais que já aconteceram em algum momento no mercado financeiro. Os alunos são munidos de informações e então devem tomar suas decisões de mercado. "Eles recebem informações macroeconômicas e 15 empresas para analisar", afirma Patrícia. "É uma forma de aliar a teoria à prática. Pais, professores e as torcidas organizadas animam muito o evento."

O professor de Geografia, Daniel Moretti, da E.E. Francisco Cristiano Lima de Freitas, já fala sobre o mercado de ações em suas aulas desde 2006. O interesse dos alunos despertou o início das aulas especiais entre os períodos matutino e vespertino do terceiro ano do ensino médio, para preparação para o torneio. "Trabalhamos com simulações, ranqueamos nossos aplicadores. Quero ensiná-los a serem investidores", afirma. No ano passado, a escola esteve presente no Desafio BM&F Bovespa. "Foi uma experiência muito divertida. Eles saíram de lá radiantes e alguns que eram da torcida, hoje são da equipe", comemora Moretti. "Eles já estão ansiosos, querem sentar no computador e operar suas ações."

Para ele, as aulas temáticas ultrapassam a curiosidade. "É um bom estímulo para o trabalho em equipe, além de agregar muito em educação financeira."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;