Economia Titulo
Isenção para tarifa que incide no trigo é estendida até agosto
Por
11/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia



A Camex (Câmara de Comércio Exterior) publicou ontem no Diário Oficial da União resolução estendendo a 31 de agosto a importação de trigo de países fora do Mercosul na cota isenta do Imposto de Importação (tarifa externa comum ou TEC).

O prazo inicial era 31 de julho, com cota de até 1 milhão de toneladas. Para conter o aumento do preço do trigo em função da suspensão das exportações do cereal argentino para o Brasil, o governo ampliou a cota para 2 milhões e dilatou o prazo em um mês.

A prorrogação é necessária porque há o risco de desabastecimento em julho e agosto, pois a colheita da safra brasileira deve atrasar um mês (de agosto para setembro), devido a problemas climáticos.

O anúncio ocorreu em 13 de maio, mas a resolução foi publicada ontem. No mesmo dia, o governo anunciou a isenção até o fim de 2008 do PIS e Cofins à cadeia do trigo (farinha de trigo e pão francês) e do Adicional de Frete da Marinha Mercante à importação de trigo. O Ministério do Desenvolvimento esclareceu que licenças de importação de trigo devem ser registradas até 31 de julho e o desembaraço pode ocorrer até 31 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;