Economia Titulo
Mulheres ganham cada vez
mais espaço no mundo corporativo
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
31/01/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Liderar equipes e ocupar cargos executivos dentro das empresas deixou de ser um privilégio do mundo masculino. A cada dia mais mulheres assumem funções com peso importante dentro das corporacões.

Mesmo não havendo dados estatísticos, durante a seleção de profissionais para cargo executivo, em cada dez pessoas selecionadas geralmente tem-se cinco candidatos homens e cinco mulheres, aponta Jaqueline Souza, consultora de operações da Gelre, empresa do setor de recursos humanos.

Ela explica que, hoje, as empresas têm menos preconceitos. "A mulher mostrou ao longo dos anos que é proativa, detalhista e bastante envolvida com o desenrolar de projetos. O homem, por sua vez, é mais objetivo e burocrático", enfatiza.

Mesmo assim, há um caminho longo a ser percorrido. Para Rudney Pereira Jr., gerente de projetos do Grupo Foco - outra empresa de recursos humanos -, o volume de mulheres que lidera equipes é menor do que o de homens. "Em setores de TI (Tecnologia da Informação), industrial, imobiliário e mercado financeiro é mais difícil ver mulheres no comando por uma questão de opção, até mesmo de estudo. Por outro lado, em áreas comerciais, de RH (Recursos Humanos) e administrativa já é possível encontrar gestoras", completa.

Ele explica ainda que não há restrições no mundo corporativo. "Independente de ser homem ou mulher, as empresas contratantes desejam eleger a melhor pessoa para ocupar este ou aquele cargo. Antes de preferir por um sexo ou outro, o currículo da pessoa precisa ir ao encontro do que o contratante deseja para sua companhia."

Experiências anteriores e qualificações são imprescindíveis. No quesito técnico, as mulheres acabam levando maior vantagem. São elas que se dedicam mais aos estudos e complementações, como pós-graduações, mestrados, doutorados e MBA's.

"É da natureza da mulher ser mais dedicada nesse aspecto, o que atrai os olhares de qualquer empresa", conta Jaqueline. Pereira Jr. completa dizendo que, "nesse quesito, elas são quase sempre superiores."

No fim, mulheres ou homens precisam ser bons líderes e se adequar ao que a empresa necessita. Alcançar resultados pré-estabelecidos é um bom começo para quem almeja crescer profissionalmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;