Memória Titulo
Sagrada Família, um museu sacro em São Caetano

As pinturas sacras da Igreja Matriz Sagrada Família, em São Caetano, continuam lindas, mas precisam de restauro.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


As pinturas sacras da Igreja Matriz Sagrada Família, em São Caetano, continuam lindas, mas precisam de restauro. Campanha permanente, com o pároco Jordélio Siles Ledo à frente, quer sensibilizar a sociedade local para que os afrescos da Via Sacra, das paredes do altar-mor e outros tenham o mesmo apoio que tiveram quando foram idealizados, na década de 1940.

A Sagrada Família estampa junto a cada afresco o nome de quem o financiou há quase 70 anos. Verdadeira obra-prima dos irmãos Gentili, italianos: Pedro começou a obra em 1943 e depois foi auxiliado pelo irmão Ulderico, que também cuidou do restauro das pinturas na primeira metade da década de 1980.

Na cúpula do altar-mor, Pedro Gentili desenhou Jesus Cristo e um cordeiro imolado. Estilizou a cidade ao fundo. E em medalhões focalizou João, Marcos, Lucas e Matheus, os evangelistas. Na sequência fez 14 cenas da caminhada de Cristo ao Calvário. Depois de 1947, os irmãos Gentili concluíram a pintura geral e ofereceram à Sagrada Família uma função a mais: a de museu de arte sacra, que pode e deve ser mais divulgada e valorizada.

OS PINTORES

Pedro Gentili (Montecompatri, Itália, 1903 - São Paulo 1968); Ulderico (Montecompatri 1911 - São Caetano 1984).

DIVULGAÇÃO

Informativo Sagrada Família é o título da revista trimestral mantida pela Igreja Sagrada Família, já em seu número 4. O trabalho é desenvolvido pela Pastoral da Comunicação da paróquia.

Nas ondas do rádio

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. No mês das festas juninas, Santo Antonio: sua história, a origem da festa, toda a religiosidade do santo casamenteiro. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Martinha, Barra Limpa (composição própria) e Carlos Gonzaga, O Diário (versão de Fred Jorge), as duas a pedido da ouvinte Yone Dias, do Bairro Homero Thon; Moacyr Franco, Distante dos Olhos (versão de Nazareno de Brito). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 6 de junho de 1979

Santo André - Novo prazo para término do viaduto 18 do Forte: final do ano.

São Bernardo - Matriz da Boa Viagem inaugura quadra de esportes.

São Caetano - Poluição provoca estado de atenção.

HOJE

Dia Nacional do Teste do Pezinho.

EM 6 DE JUNHO DE...

1929 - César de Oliveira nasce em São José do Rio Preto. Radialista, foi diretor da Rádio ABC entre 1956 e 1958. Reside em São Paulo. Está na área de telecomunicação até hoje.

SANTOS DO DIA

Marcelino Champagnat, Norberto e Paulina.

ALMANAQUE

Norberto Augusto Fernandes

Nascimento: São Paulo, 6 de junho de 1930.

Vereador: 1963 a 1977; 1983 a 1992.

Partidos: PSB, PRP, Arena e PTB.

Seu mais alto cargo na Câmara Municipal de Santo André foi o de presidente (1975-1976). Criou uma base eleitoral entre o Centro e os bairros mais antigos. Destacou-se no apoio ao esporte, pelo seu passado de atleta e dirigente. Veio para Santo André em 1942 e hoje vive entre a cidade e o Litoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;