Internacional Titulo
EUA convocam elementos do antigo Exército iraquiano
Da AFP
02/11/2003 | 14:57
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos planejam convocar elementos das antigas forças militares de Saddam Hussein para integrar o novo Exército iraquiano, assinalou neste domingo o secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld.

Perguntado sobre informações publicadas no The New York Times sobre a incorporação de unidades inteiras de antigos soldados iraquianos, Rumsfeld afirmou que a idéia não é nova.

"Sempre foi considerada. Temos gente que há meses, de fato desde o final da guerra, planeja a reconstrução do Exército iraquiano. Na verdade, isto está ocorrendo, já criamos uma unidade e criaremos outras", disse o secretário de Defesa.

Rumsfeld explicou que o processo foi retardado para não haver a incorporação de partidários do ex-presidente Saddam Hussein.

"Fazer esta seleção não é uma questão menor. É preciso separar o bom do mau, mas o nosso pessoal segue trabalhando nisto, apesar de sempre existir a possibilidade de erro".

A nova decisão foi adotada após consultas entre o Pentágono e o administrador americano no Iraque, Paul Bremer, que terminou aceitando as recomendações de seu predecessor, o general Jay Garner. Garner julgava indispensável manter um Exército regular iraquiano intacto para empregá-lo nos trabalhos de reconstrução e evitar que elementos desmobilizados passassem para a oposição armada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;