Memória Titulo
Heróis das figurinhas e do nosso futebol

Nesta semana aniversariam dois dos times de futebol que formaram o álbum de figurinhas pioneiro do futebol do Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Nesta semana aniversariam dois dos times de futebol que formaram o álbum de figurinhas pioneiro do futebol do Grande ABC: Vila Baeta FC, de São Bernardo, que ontem completou 71 anos; e o Clube Atlético Recreativo Progresso, de São Caetano, que aniversaria hoje: teria 54 anos se não tivesse sido extinto. A edição do álbum é da gráfica Morcilo & Bisquolo, de São Caetano (já extinta também).

Tínhamos duvidas da data do álbum de figurinhas. O ano não aparece na edição. Sabíamos que era da década de 1950. Pela data de fundação do Progresso - 22 de junho de 1955 - fica claro que o álbum foi editado depois. Uma história que passou do meio século.

E quando dizemos "heróis", referindo-se aos jogadores fotografados, é a mais pura verdade. Eram todos amadores, trabalhadores, migrantes quase sempre. Jovens que vieram do Interior, muitas vezes, cujas famílias buscavam melhores condições de vida naquele que ainda era um subúrbio de São Paulo, o Grande ABC de hoje. Cada um com sua história, sua cidade natal, seu destino percorrido.

Muitos aqui estudaram o suficiente para ingressar numa grande multinacional e tocar a vida. O trabalho em turnos ou durante todo o dia; o estudo à noite; o futebol aos domingos, pagando recibo aos clubes e bancando as próprias chuteiras. Os que se destacaram foram perpetuados em cromos. A maioria não completou seu álbum de figurinhas, nem os guardou. Os tempos eram difíceis, o dinheiro curto.

Eram felizes correndo atrás da bola, e tratados com alegria pela torcida. Os heróis dos jogadores juvenis, infantis, mirins... Felizmente, Angelim Bitolo e Norberto Nicoletti enviaram um álbum quase completo para Memória.

Baeta - O time era formado por Athayde (figurinha 78), Japão e Alemão; Helio, Baby (figurinha carimbada) e Colombo (ex-ponta esquerda do Palestra de São Bernardo); no ataque: Oliveiro, Arlindo, Alvimar (jogador símbolo de São Bernardo), Muniz e Chelo (também carimbado).

Progresso - Rosinha (cromo 144), Pisca e Silva; a figurinha 147 está faltando; era carimbada, difícil; Tostão e Saul; Jacob, Pudim, China (carimbado), Cabelo e Tesouro.

Outros dois times daquele álbum também foram fundados em junho: Corinthians (de São Caetano, fundado em 1º de junho de 1933) e Vila Alpina (de São Paulo, de 6 de junho de 1936). Noutro dia a gente mostra essas páginas também.

10º Congresso
Amanhã (23), a partir das 9h, na Fundação Pró-Memória, de São Caetano, será realizada a quarta plenária preparatória ao 10º Congresso de História do Grande ABC. Informações pelo telefone 4223-4780.

Almanaque
Massayuki Okubaru
Nascimento: Tabatinga, 22 de junho de 1935.
Vereador: 1960 a 1963.
Partido: UDN.
Seu trabalho na Câmara de Santo André centrou-se na questão educacional e cultural. Chegou em Santo André em 1951, para estar mais próximo da Capital e de melhores escolas. Cursou a Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de Santo André e fez carreira como professor e executivo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 22 de junho de 1979

Manchete - Macedo (ministro do Trabalho) prevê para agosto mudança da política salarial

Santo André - Novamente trânsito para no Centro de Santo André, drama de quase todas as noites.

Educação - Pela primeira vez, alunos da 3ª e 4ª série vão às urnas para eleger diretoria do centro cívico da Escola Estadual Camilo Pedutti, de Santo André.

Trabalho - Segurança industrial e acidentes de trânsito são debatidos na Indústria Semeraro, de São Bernardo.

Futebol - Seleção Brasileira venceu ontem o Ajax, da Holanda, por 5 a 0, em amistoso no Morumbi. Sócrates (2), Zico (2) e Toninho fizeram os gols.

Polícia - Jovem comemora vitória do Santos roubando fogos.

EM 22 DE JUNHO DE...
1896 - Criado o Distrito de Paz de Ribeirão Pires, com abrangência também sobre Mauá, Rio Grande (da Serra) e Paranapiacaba. Foi o segundo distrito de paz do Grande ABC; o primeiro foi o de São Bernardo, em 1812, quando se criou a Freguesia de São Bernardo.

HOJE
Dia do Orquidófilo, Dia do Aeroviário e Dia do Gráfico.

SANTOS DO DIA
João Fisher, Paulino de Nola e Tomás Moro. Tomás Moro ou More (Londres 1477-1535). Jurista, com várias obras escritas. A mais conhecida intitula-se Utopia.

Crônica do Guido
Texto: Guido Fidelis
A amizade
Sem a força da amizade o ser humano não tem lugar no palco da vida. Assemelha-se a um tronco queimado, morto, onde nenhuma ave constrói seu ninho. Mas a amizade exige compartilhamento de ideais, cumplicidade, fraternidade. Solitário, na ausência de amigos, o indivíduo se torna selvagem, deixa-se enredar nas raízes do ódio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;