Memória Titulo
Quando tudo em São Bernardo acontecia na Praça Lauro Gomes

O Paço estava pronto, sua praça não. Assim, 40 anos atrás, São Bernardo celebrou aniversário no lugar de costume, o corredor central...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Paço estava pronto, sua praça não. Assim, 40 anos atrás, São Bernardo celebrou aniversário no lugar de costume, o corredor central entre o Largo da Matriz e a Praça Lauro Gomes, que ganhou palanques e mastros para o hasteamento das bandeiras: brasileira, paulista, de São Bernardo e dos demais Estados.

Em 1970 e anos seguintes a festa cívica das bandeiras passou a ser realizada na praça do Paço, a Samuel Sabatini, fato que ocorre até hoje.

Em 1969, a propaganda oficial trazia, estilizado, o número 416 - como se a cidade tivesse mesmo 416 anos. A contagem iniciou-se em 1953, com o número 400 - do quarto centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo. Era a mesma contagem adotada por Santo André. E ela prossegue até hoje, ano do oficial 456º aniversario - de São Bernardo e Santo André.

O primeiro 20 de agosto foi observado em 1953, com feriado e desfiles em alusão ao dia do santo Bernardo de Claraval (francês). Mas apenas em 1967 uma lei oficializou o 20 de agosto como feriado municipal. Trata-se da lei municipal nº 1493, de 9 de março daquele ano.

Há 40 anos, Aldino Pinotti era o prefeito de São Bernardo. Coube a ele abrir os festejos de aniversário da cidade, na Praça Lauro Gomes. Dirigiu-se ao púlpito. Vibrante, fez um discurso: "O povo que não tem história não é povo".

Uma das atrações de São Bernardo em 1969 foi a inauguração do Orquidário Municipal, no bosque da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, no meio da jovial Cidade da Criança. Ali esteve Alfredo Francisco Martinelli, fundador, na década de 1950, do Clube de Orquídeas de Santo André.

O desfile escolar foi na Rua Marechal Deodoro. Venceu o Colégio São José. Seguiram-se: Escola Técnica Cacique Tibiriçá, Colégio Anchieta, Colégio Brasília e Instituto João Ramalho, que fora campeão em 1968.

Um jovem estudante de São Bernardo, Valdir Miraglia, documentou o cenário festivo da cidade 40 anos atrás. Estas imagens já foram mostradas por Memória. Mas agora temos os dados jornalísticos, devidamente registrados pelo Diário na ocasião.

NOTAS

1 - A Praça Lauro Gomes é o antigo Largo do Governo, nos arredores do casarão construído pelo alferes Francisco Martins Bonilha na primeira metade do século 19.

2 - O casarão ficava na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Tenente Sales. Passou ao Estado e ali foi instalada a Intendência Municipal, em 1890. Por isso que uma rua em frente recebeu o nome de Municipal.

3 - Aldino Pinotti era marceneiro. Trabalhou na Fábrica de Móveis São Bernardo, que aparece parcialmente nas fotos do Miraglia. Hoje o espaço da fábrica é ocupado por unidade das Lojas Americanas.

4 - O antigo Largo do Governo serviu entre as décadas de 1930 e 1950 como estádio de futebol do Palestra local.

5 - Um bonde tramway interligou a Praça Lauro Gomes à estação de Santo André na década de 1920. Era chamado de "o trenzinho ou bondinho das professoras". Amanhã mostramos foto de uma daquelas professoras.

AMANHÃ NA COLUNA

A história de São Bernardo contada pelo jornalista Hermano Pini Filho no Rotary em 1969.

News Seller

Domingo, 5 de setembro de 1965 - Nº 383

Coluna Universitária -  J. Lima (*)

Está assim composta a diretoria do Diretório Acadêmico Sabóia de Medeiros, da Faculdade de Engenharia Industrial: presidente, Carlos Augusto de Souza Queiroz; vice, Moacyr Carlos Souza; membros, José Ferraz Ferreira Filho e Luiz Alberto Pereira Rodrigues.

(*) José Bueno Lima inaugurou a Coluna Universitária no News Seller, antecessor do Diário, assinando J. Lima. Memória" recupera, 44 anos depois, o trabalho por ele desenvolvido.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 19 de agosto de 1979

Manchete - Casa própria para a classe média é o novo plano do BNH

Política - Realizado ontem, no Colégio Sion, em São Paulo, o denominado Encontro de São Paulo, com o objetivo de formar um partido com características populares. Era o nascimento informal do atual Partido dos Trabalhadores.

Social - Clube Atlético Aramaçan realiza baile comemorativo aos seus 49 anos. Na presidência, Almir Vespa.

Esportes - Fundada a Liga Abeceana de Futebol de Salão, presidida por Roberto Nasser Bartoli, o Turcão. A liga anterior alcançava apenas Santo André e havia sido extinta em 1962.

Anúncio - "Vibre com os gols de Rolando Marques em novas transmissões esportivas dos Craques do Rádio. Hoje, cobertura da Intermediária. Com Jurandir Martins, Edward de Souza, Oswaldo Lavrado, Nelson Perdigão e Sidney Lima".

Polícia - Jorge Miguel assume a Seccional do Grande ABC.

Fotojornalismo - O resultado fotográfico da greve de março dos metalúrgicos do Grande ABC, trabalho desenvolvido pelos fotógrafos do Diário, será exposto durante o I Congresso sobre Sindicalismo no Brasil, no São Paulo Hilton Hotel.

EM 19 DE AGOSTO DE...

1919 - Assassinado o casal Quaglia, em restaurante no Caminho do Mar, em São Bernardo. O assassino foi o próprio funcionário. No local foi construída uma capela, eixo do atual Bairro da Capela.

1949 - Funcionários da International Harvester, de Santo André, fundam o Iagá FC, chamado de O tricolor da Avenida Pedro Américo.

1959 - CTBC inaugura a ampliação da central telefônica de Santo André, que passa a ter mais 800 telefones.

HOJE

Dia Mundial do Fotógrafo e da Fotografia; Dia do Ator.

SANTOS DO DIA

Badulfo, Ezechiele Moreno y Diaz, João Eudes, Luís de Tolosa, Sisto III.

João Eudes foi pregador religioso na França. Fundou duas congregações: de Jesus e Maria, dos padres eudistas, e de Nossa Senhora da Caridade. Faleceu na França em 1680.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;