Setecidades Titulo
Polícia descobre plantação de maconha em Mauá
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
27/06/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A Polícia Civil de Santo André descobriu ontem em dois barracos no Jardim Zaíra 6, em Mauá, uma central de produção de maconha e laboratório de refino de cocaína.

O que mais impressionou os policiais no local foi a criação de maconha. Em uma estufa montada no barraco, a uma temperatura ambiente de 23ºC, foram achados 17 vasos com seis tipos diferentes de maconha: skank, hindu, sweet sativa, big bud, K2 e AK 48.

O local foi descoberto por policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) em patrulhamento de rotina na área. "Durante o trabalho, um tiro foi disparado perto dos dois barracos, onde estava um olheiro. Os policiais foram até o local e acharam materiais para refino de cocaína e a criação de maconha", afirmou o delegado responsável pelo Garra, Ricardo Pontes.

Um diário apreendido pela polícia mostra como era feito o cultivo da maconha. Está descrito em que dia cada tipo da droga foi plantado, a quantidade de água utilizada e o tempo certo para a "colheita".

O passo final para a extração da maconha era colocar as folhas para secar em uma espécie de varal, achado em outro cômodo do barraco.

Para controlar a temperatura, a estufa tinha dois termostatos (que controlam a temperatura do ambiente) e diversas lâmpadas. No mesmo cômodo, foram apreendidos dois tijolos de maconha, com cerca de dois quilos no total. Em outro caderno encontrado, havia a contabilidade do tráfico, com anotações como "peguei 20, paguei 1.200, peguei 30, paguei 2.300".

Duas pessoas foram levadas para a delegacia para averigüação, entre elas um adolescente de 17 anos.

"Não foi possível ainda determinar quem era a pessoa que controlava a central de produção. Foi instaurado um inquérito justamente para fazer essa investigação", disse o delegado.

No outro barraco, no mesmo terreno, foram encontrados objetos para produção e refino de cocaína, além de crack. Foram apreendidas cerca de 600 pipetas cheias de cocaína, além de 1.300 vazias.

A polícia também apreendeu balanças de precisão e produtos químicos utilizados para ‘batizar' a droga, como solventes e bicarbonato de sódio, entre outras substâncias. Os dez integrantes do Garra que participaram da operação no morro do Jardim Zaíra 6, tiveram auxílio até de um helicóptero da Polícia Civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;