Memória Titulo
Rosa e Cayetano oficializam uma história de amor

Ao celebrarem hoje 55 anos de casados, Rosa Olmos e Cayetano Nicolás Lopez irão se casar 'oficialmente'. A explicação permite compreender...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ao celebrarem hoje 55 anos de casados, Rosa Olmos e Cayetano Nicolás Lopez irão se casar 'oficialmente'. A explicação permite compreender pelo menos dois dos acontecimentos mundiais da virada dos anos 1940 para 1950: as agruras da guerra e o drama da imigração.

Cayetano já estava no Brasil em 1954. Veio com a família, fugindo da Guerra Civil Espanhola. Era noivo, mas Rosa permaneceu em Barcelona e só teve autorização dos pais para ir atrás dele depois do casamento.

O que aconteceu: Cayetano enviou uma procuração assinada em cartório autorizando o cunhado, Agustin (irmão de Rosa), a representá-lo nas cerimônias do civil e do religioso. E isso foi feito: Rosa, de noiva e com o pai a conduzi-la, encontrou no altar o irmão, no papel de noivo. A festa de casamento, com direito a valsa, teve Rosa e o irmão recepcionando os convidados, dançando a valsa e cortando o bolo. Era setembro de 1954.

Já casada oficialmente, Rosa Olmos só conseguiu chegar ao Brasil em janeiro de 1955 e a primeira coisa que fez ao desembarcar foi tirar o vestido de noiva da mala e vesti-lo, para tirar a foto de recordação do casamento, desta vez com o apaixonado Cayetano. É a foto do ontem que mostramos hoje.

Desde o reencontro, Rosa e Cayetano estão radicados em São Caetano. Aqui foram donos do primeiro mercadinho de frutas e legumes, na Rua 28 de Julho (onde hoje está instalado o Sams Club), e do primeiro banho turco do ABC, na Rua Rio Grande do Sul.

Cayetano, como bom espanhol, fincou raízes mesmo no comércio de ferro e sucata. Trabalha nisso até hoje, sempre no bairro Fundação. Hoje ele tem 77 anos e ela, 76.

Os filhos, Ramón, Lola, Maria Rosa e Andréia resolveram 'brindar' essa surpreendente história de amor (que começou há 55 anos com o casamento entre irmãos) com o casamento de verdade entre eles, na Paróquia São Caetano, logicamente no bairro Fundação, onde os laços afetivos desses dois se fortaleceram para sempre. Com direito à festa e à reunião de amigos que testemuharam cada caminhada desse casal, haverá recepção em bufê no Jardim São Caetano.

Hoje, Rosa e Cayetano, veem coroar diante de Deus essa trajetória iniciada do outro lado do Atlântico, agora na presença de filhos, noras, genros, netos, bisneto e amigos, muitos amigos.

A festa deveria ter sido pelos 50 anos de casados, mas, na ocasião, Cayetano estava hospitalizado, após cirurgia no esôfago e intestino. Assim, vale as Bodas de Ametista (55 anos), porque, afinal, nessa vida vale sempre comemorar tudo e em qualquer data.

EM TEMPO

Serão várias surpresas ao longo deste sábado. A primeira é a notícia aqui no DIÁRIO. Rosa e Cayetano são assinantes do DIÁRIO, mas nem imaginam que a sua história está abrindo Memória hoje, surpresa da nossa diretora de Redação, Lola Nicolás, feliz da vida como toda a família por esta data tão linda.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 5-9-2009

Manchete - Brizola (Leonel, ex-governador do Rio Grande do Sul) visitará Jânio (Quadros, ex-presidente da República) ainda este mês, conforme notícia de Aleksandar Jovanovic, editor de Política. Brizola vivia os últimos dias como exilado político.

São Bernardo - População quer retorno de ônibus no Jardim Petroni.

Prêmio - Jornalistas do DIÁRIO vencem o concurso "Cidade de Santo André", com a reportagem "Interesse econômico falseia crescimento". Os premiados: Cloves Geraldo (texto), João Colovatti e Ricardo Hernandes (fotos). Em nível nacional o vencedor foi José Marqueiz, pelo jornal 'Notícias Populares'.

EM 5 DE SETEMBRO DE...

1969 - Inaugurado o Grupo Escolar Cidade dos Meninos, em Santo André.

HOJE

Dia da Amazônia, Dia do Oficial de Farmácia e Dia do Irmão.

SANTOS DO DIA

Bertino, Eudócio, Herculano, Justiniano e Tereza de Calcutá. t NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". A história de blecaute, o sambista brasileiro que se tornou o "General da Banda". Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: big band do baterista Gene Krupa. E as vozes de Earl Coleman, Shirley Horn, James Darren, Susannah McCorkle, Jerry Vale, Nancy LaMott, Barry Manilow, Dinah Washington e Nat "King" Cole; amanhã, orquestras e cantores que foram ao front para entreter os aliados: Army Air force Band, liderada pelo major Glenn Miller, a banda inglesa The Squadronaires, Ray Ventura e sua Orquestra e a cantora Anne Shelton. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700). "Brasil em Todos os Tempos". A Independência do Brasil: 1) jornalista e escritor Laurentino Gomes, depois do sucesso com o livro 1808, prepara agora 1822, a ser lançado no ano que vem; 2) o Museu Imperial de Petrópolis e um solar da Marquesa de Santos existente no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro; 3) entrevista com a diretora do Museu do Ipiranga, Cecília Helena Sales de Oliveira. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, depois do futebol; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". A obra de Jararaca e Ratinho. Eles formaram uma das duplas com mais tempo de duração na MPB, 45 anos. Eram humoristas, repentistas e emboladeros. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". O retorno de Marcelo Duarte. Atrações da reestréia: Miltinho canta "Lembranças", de Rui Rei e Denil Santos; Carlos José interpreta a "Guarania da Lua Nova", de Luiz Vieira, a pedido da ouvinte Maria Sanches Camignoli, do Parque João Ramalho; e os jingles de Café Seleto e Sabão Rinso. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;