Setecidades Titulo Mobilidade
S.Bernardo entrega o 1º de sete corredores de ônibus em obras

Intervenção faz parte do maior programa de Mobilidade Urbana desenvolvido no Grande ABC; trecho beneficiará 33 mil usuários

Bianca Barbosa
08/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A Prefeitura de São Bernardo oficializou ontem o início da operação do primeiro corredor exclusivo para o transporte coletivo do município, instalado na Avenida João Firmino, no bairro Assunção. A entrega ocorre seis anos após anúncio das obras do Programa de Transportes Urbanos, que prevê a construção de outros dez corredores e mais três terminais de ônibus, com a finalidade de desafogar o sistema viário da cidade.

Com 2,6 quilômetros de extensão, o corredor irá beneficiar 33 mil passageiros por dia, atendendo cinco linhas municipais compostas por 49 ônibus. Serão cerca de 600 viagens diárias nos dois sentidos, o que deve proporcionar redução do tempo em torno de dez minutos aos usuários do sistema de transporte público. 

Ao todo, foram investidos R$ 11,9 milhões no conjunto de obras, que inclui a instalação de 12 paradas. O viário conta ainda com canteiro central para embarque e desembarque, ciclovia, novos abrigos para passageiros, sinalização e acessibilidade, beneficiando diariamente passageiros dos bairros dos Casa, Assunção, Alves Dias, Alvarenga e Centro.

“Esta é mais uma obra que encontramos paralisada no município e que, com planejamento, conseguimos destravar, acabando com os transtornos causados a quem depende e merece um transporte coletivo de qualidade. O transporte coletivo é um modelo que queremos valorizar ainda mais nesta gestão. Somente em 2018, teremos cerca de 40 quilômetros de corredores na cidade”, explicou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Atualmente, outros seis corredores estão em obras no município. São eles: Leste-Oeste, Galvão Bueno, Castelo Branco, Vila São Pedro, Alvarenga e Rudge Ramos. A previsão é que os dois últimos sejam entregues nos próximos meses. “Eles estão quase finalizados. Faltam apenas pequenos detalhes, mas as obras estão na reta final”, afirmou o secretário de Transportes Delson José Amador, que garantiu ainda para os próximos dias a assinatura da ordem de serviço para início das obras do corredor Rotary.

Para a gerente de enfermagem aposentada Mônica Silva Santos, 49 anos, o corredor ajudou a diminuir em 20 minutos o trajeto que ela realiza diariamente para se deslocar pela cidade. “Antes ficava presa no trânsito, demorava até 40 minutos para chegar no Orquídeas. Agora gasto metade do tempo”, contou.

O João Firmino facilitará ainda o acesso ao Terminal Rodoviário Grande Alvarenga, que foi inaugurado em fevereiro pela atual gestão e fará a interligação com o corredor Alvarenga.

Prefeitura prevê circulação de linhas intermunicipais no viário

A Prefeitura de São Bernardo confirmou, ontem, durante a entrega do corredor João Firmino, que realiza estudos de viabilidade para que linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também sejam autorizadas a circular pela faixa exclusiva. 

“Temos convicção de que a EMTU vai querer usar o corredor, porque o ônibus vai andar melhor, mas nós queremos regras também. A primeira coisa que quero é que eles coloquem ônibus da qualidade que nós estamos, porque a frota da EMTU é muito velha e não renova”, destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Segundo o secretário de Transportes Delson José Amador, embora o município já tenha apresentado a ideia ao Estado, o tema ainda não tem um cronograma definido. “Já conversamos algumas vezes, mas ainda não há nada certo.”

Para técnicos da Prefeitura, um dos impasses para a mudança é a adaptação dos veículos, que hoje rodam com porta no lado direito, enquanto o corredor exige veículos com entrada e saída à esquerda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;