Internacional Titulo
Rússia comemora aniversário do início do fim da era soviética
Por Do Diário OnLine
12/06/2004 | 14:58
Compartilhar notícia


A Rússia comemorou neste sábado o aniversário de 14 anos do fim da era da União Soviética. A Praça Vermelha virou palco de uma grande festa militar, acompanhada pelo presidente Vladimir Putin.

O hino soviético, reintroduzido por Putin em 2000 com nova letra, reverberou pela praça em frente aos muros do Kremlin enquanto bailarinos de minorias étnicas se apresentavam.

O feriado, conhecido pelos russos como Dia da Independência, marca a adoção, em 1990, de uma declaração da soberania russa e da afirmação de que as leis do país prevaleceriam sobre as leis da União Soviética.

Uma malsucedida tentativa de golpe no ano seguinte levou o então presidente Boris Yeltsin a assumir o cargo no lugar do líder soviético Mikhail Gorbachev e encerrar a União Soviética em dezembro de 1991.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;