Nacional Titulo
Ressaca do mar provoca ondas de 4 metros no Rio
Do Diário do Grande ABC
01/06/1999 | 09:00
Compartilhar notícia


A ressaca no litoral do Rio ainda nao diminuiu de intensidade. De madrugada, as fortes ondas provocaram estragos na praia de Sao Conrado, na Zona Oeste. Parte do calçadao desmoronou, levando um telefone público e um poste de luz. A rampa de acesso à praia também ficou destruída. Um quiosque está com a estrutura comprometida e pode ruir a qualquer momento. Apesar da baixa temperatura da madrugada, muitas pessoas foram ver de perto a ressaca.

Segundo os meteorologistas, a conjunçao de uma frente fria com o período de lua cheia está provocando a "revolta do mar carioca", causando ondas que chegaram 2,5 metros de altura. A previsao é de que a ressaca diminua apenas nesta quarta-feira, quando a frente fria já estará se deslocando para o Sul da Bahia.

Nesta segunda, cerca de cem toneladas de areia e da planta foram retiradas durante todo o dia dos calçadoes de Ipanema e Leblon, zona sul. Um grupo de cem garis foram designados para fazer toda a limpeza da orla, de Copacabana à Barra da Tijuca. O calçadao do Arpoador ficou completamente tomado pelas gigogas. Para realizar a limpeza da orla, as pistas das Avenidas Delfim Moreira, Leblon e Vieira Souto, em Ipanema, que estavam escorregadias, foram interditadas pela manha, provocando um engarrafamento na zona sul. A areia, jogada pelas ondas, ficou espalhada nas ciclovias e no asfalto, enquanto alguns quiosques do Leblon foram invadidos pela água.

O Grupamento Marítimo isolou o mirante da Avenida Niemeyer e o píer na Barra da Tijuca. De acordo com o comandante do Grupamento Marítimo, coronel Marcos Silva, 43 pescadores foram retirados de áreas risco, em uma operaçao que começou na madrugada deste domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;