Cultura & Lazer Titulo
Convite à descoberta
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
01/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Se o público de Santo André acreditava que o espaço para dramaturgia, dança e circo se restringia ao Teatro Municipal e ao Teatro Conchita de Moraes, chega hoje a oportunidade de explorar locais que oferecem arte o ano todo. A mostra Encasa (Encontro de Artes Cênicas de Santo André) vai até o dia 21 e reúne apresentações, workshops e palestras para os admiradores do fazer teatral. Além dos dois equipamentos já citados, o evento ocupa as sedes da Cia do Nó, do Teatro Rocokóz e da Cia Komos, além da escola de dança Corpore Sano, a Casa da Palavra, o Centro de Dança e a Emia Aron Feldman (veja endereços ao lado).

"A realização do Encasa foi uma demanda do Conselho Municipal de Cultura. O objetivo é dar espaço para os criadores daqui, que a maioria desconhece serem tantos" explica o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Edson Salvo Melo. São aproximadamente 20 companhias.

A parte dedicada à formação, com palestras e oficinas gratuitas, é administrada por artistas de Santo André e convidados, como o diretor Ednaldo Freire, da Fraternal Companhia de Teatro, que vai falar, ao lado de Maria Thais e Solange Dias, sobre Trabalho de Formação e Sua Relação com a Cidade, no dia 15. Os workshops têm vagas limitadas. Inscrições e informações pelo telefone 4996-2164.

Entre as 22 peças, espetáculos de dança e apresentações em locais abertos, porém, a predominam os andreenses. Todos os grupos se apresentam fora de suas sedes.

Além de criar ambiente para que as companhias troquem experiências, o Encasa tem como segunda demanda apresentar o público para a produção teatral local. "Temos organismos atuantes, mas a formação de público ainda deixa a desejar. O artista muitas vezes têm de seguir a linha do trem para mostrar seu trabalho", afirma Melo, sobre a necessidade da classe em buscar um lugar ao sol em São Paulo.

"Crônica de uma Morte Anunciada" abre a mostra hoje, a partir das 19h, no Teatro Municipal. O espetáculo, dirigido por Luís Mármora, é um exercício cênico da Formação 13 da ELT (Escola Livre de Teatro).

Entre a demais montagens os destaques são "Milagre", "Milagrim", "Milagrezinhozinhozinho", que a Cia Komos trabalhou a partir de Il Promo miráculo, do dramaturgo italiano Dario Fo, amanhã, às 20h, no Teatro Rocokóz.

A Cia Levante e o Núcleo Insólita Sucataria levam aos palcos da Cia do Nó a fantasia "Pássaro Azul", no dia 11.

Encasa (Encontro de Artes Cênicas de Santo André) De hoje ao dia 21. Vários locais e horários. Entrada franca. Programação completa no site www.santoandre.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;