Política Titulo
Sindema e Paço afinam negociações
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
11/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A segunda reunião da rodada de negociações entre a Prefeitura de Diadema e o Sindicato dos Servidores Públicos foi bem mais produtiva do que o primeiro encontro entre as partes, realizado na quarta-feira. Desta vez, discussões de pontos importantes na negociação salarial, principalmente com relação aos gastos com empresas terceirizadas, tiveram avanços significativos.

O Executivo apresentou ao Sindema planilha dos gastos públicos com folha de pagamento, tanto de contratados diretos quanto de terceirizadas. O sindicato pediu para que a Prefeitura desenvolvesse documento mais detalhado, com informações do impacto financeiro, e foi atendido pelo governo.

A situação das empresas terceirizadas contratadas pelo Paço era alvo recorrente da entidade durante a greve, que durou 23 dias e terminou após orientação do Tribunal Regional do Trabalho. "Com esse relatório das terceirizadas nas mãos, podemos ter melhor noção sobre a situação financeira do município nesse setor. E, então, conseguir pleitear aumento maior", disse Jandyra Uehara Alves, presidente do Sindema. A planilha detalhada deverá ser entregue pela Prefeitura até o dia 20.

Outro ponto de convergência foi o pagamento dos funcionários durante a paralisação. O Sindema quer que a Prefeitura arque com as despesas dos servidores durante o período. A administração informou que irá analisar o caso. "O governo apresentou proposta e nós mostramos nossa contraproposta. Eles ficaram de analisar, o que já é avanço significativo", opinou Jandyra.

A terceira reunião entre as partes está marcada para quarta-feira, dia 15, na sede do Poder Executivo de Diadema.

CRIAÇÃO DE CARGOS

O Sindema também levou para mesa de negociação de ontem o projeto de lei que cria 240 cargos de professores a serem preenchidos por concurso público. Segundo Jandyra, a Prefeitura ficou de analisar essa propositura e outras matérias que envolvam abertura de postos de trabalho na administração.

"Quando debatemos o papel das terceirizadas no município, falamos também da criação de vagas. Isso tudo será analisado pela Prefeitura, mas eles não informaram se o projeto será adiado na Câmara", revelou a líder sindical.

 

Jandyra é reeleita presidente do sindicato dos servidores

 

Atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Jandyra Uehara Alves foi reeleita para mais três anos à frente do Sindema. A eleição aconteceu entre quarta-feira e quinta-feira, e o resultado foi divulgado na manhã de ontem.

Jandyra venceu o pleito interno por 1.340 votos, correspondentes a 64% do total. A chapa 2, liderada por Anastácio Francisco dos Santos, obteve 762 votos, 36% do eleitoral. Houve ainda 27 votos em branco e 66 nulos, num total de 2.194 votantes.

Segundo a mandatária do Sindema, as negociações salariais não serão modificadas após o resultado do pleito interno. "Não terá mudança. Muitos diretores de sindicato jamais aceitariam greve como a que nós tivemos durante período de eleição sindical. Isso mostra que o servidor de Diadema encampa nossas propostas. Não podemos deixá-lo na mão", sustentou.

A eleição também travava disputa partidária dentro do sindicato. Jandyra é filiada ao PT, enquanto Santos está filiado ao PSB. Nos bastidores, muitos apontavam que o vencedor da eleição do Sindema teria força para lançar candidatura a vereador em 2012. A presidente reeleita, no entanto, negou a possibilidade de buscar cadeira na Câmara Municipal. "Não tem cabimento eu fazer isso. Permanecerei no movimento sindical. Essa diretoria vai cumprir seu mandato integralmente até 2014", concluiu Jandyra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;