Política Titulo Lista de pré-candidatos
PTB espera aval de Campos em evento regional amanhã

Executiva andreense trabalha por candidatura própria e aguarda sinal verde da direção paulista

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
24/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/Arquivo DGABC


O PTB de Santo André organiza evento regional amanhã na Câmara com o presidente paulista do partido, Campos Machado, e aguarda sinal verde do dirigente por projeto próprio na cidade, sem pressão por composição a outras siglas. A executiva municipal atua para lançar candidatura ao Paço, trabalhando o nome do vereador Luiz Zacarias à sucessão do prefeito Carlos Grana (PT). O ato político em si servirá para apresentar pré-postulantes no Grande ABC tanto no campo majoritário quanto proporcional. Até agora, plano na cidade é o único que visa a Prefeitura.

Segundo mais bem votado na eleição de 2012 por vaga no Legislativo – recebeu 6.330 votos –, Zacarias foi escolhido internamente para encabeçar a empreitada, mas ainda não alcançou apoio da cúpula estadual. Presidente da executiva andreense, a ex-vice-prefeita Dinah Zekcer citou que em “primeiro momento” o PTB tem nome na concorrência pela Prefeitura. “Temos pré-candidatura (com Zacarias). Essa é nossa intenção”, disse. No entanto, segundo a própria petebista, não há definição do panorama. “O partido tem tradição, votação expressiva, sempre revezamos com o PT (no poder), mas ainda é cedo (para bater o martelo). Veremos mais para frente. O Campos falou que não abre mão em Santo André.”

Apesar da movimentação por raia própria, o PTB andreense continua como ‘noiva’ no cenário eleitoral. Pleiteantes ao Paço buscam agregar a sigla de vice na chapa. Grana e o PT tentam aliança inédita na cidade, porém, o acordo sofre resistência. Recém-filiado ao PSDB, o ex-vereador Paulinho Serra é outro político que trata de eventual parceria, com a possibilidade de abertura da dobrada. O parlamentar Ailton Lima (SD) entra no rol daqueles que estão à procura do ‘casamento’.

Zacarias reforçou que o PTB possui filiados – cerca de 4.500 inscritos – e força para vislumbrar “qualquer projeto” em Santo André. A sigla venceu três vezes o páreo pela Prefeitura, ficando atrás apenas do PT, com cinco. “Mostraremos com esse ato a presença na cidade”, frisou, descartando chance de intervenção. “O Campos nos deixou livre para escolha do nome que irá nos representar, ficando a cargo da municipal, inclusive, a indicação do vice.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;