Esportes Titulo
Brasil estréia no Sul-Americano contra o Chile
Do Diário do Grande ABC
13/06/1999 | 17:30
Compartilhar notícia


A seleçao brasileira masculina de basquete inicia nesta segunda a disputa do Campeonato Sul-Americano da Argentina, um torneio muito importante porque é seletivo para o restante da temporada. As quatro equipes mais bem colocadas asseguram vaga para o Pré-Olímpico de San Juan, de 14 a 20 de julho, e os três primeiros times garantem presença nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, a partir de 23 de julho. O Brasil estréia contra o Chile, a partir das 19h30, com transmissao pela ESPN/Internacional.

"Vamos conseguir estes objetivos, que norteiam todo o nosso trabalho", afirmou o técnico Hélio Rubens Garcia, que terá um time renovado na competiçao. "É importante deixar claro que estes 12 jogadores sao os melhores que temos no momento e nao adianta ficar lamentando esta ou aquela ausência", prosseguiu.

"Vamos entrar em quadra para conseguir as vagas para o Pré-Olímpico e o Sul-Americano, mas confio no potencial dos jogadores para pensarmos em ir à disputa do título." O Brasil está no grupo A e amanha enfrenta o Paraguai, também às 19h30. Quarta-feira é dia de folga na tabela. A seleçao brasileira conclui a fase de classificaçao enfrentando a Bolívia, na quinta e o Uruguai, na sexta-feira.

Na outra chave estao Argentina, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.

Os dois times mais bem colocados de cada grupo farao a semifinal no sábado e os vencedores decidem o título no domingo.

Na opiniao de Hélio Rubens, o Brasil está na lista dos favoritos ao título, juntamente com a Argentina, a Venezuela e o Uruguai. "Os argentinos têm uma seleçao muito forte, com vários jogadores atuando na Europa, e a Venezuela promete jogar com Carl Herrera, atleta que tem a experiência de ter passado pela NBA", observou o treinador. "Apesar disso e do pouco tempo de treinamento que tivemos juntos o grupo está motivado e vai tentar a superaçao."

Além de Brasil x Chile, a primeira rodada tem ainda os jogos Uruguai x Bolívia, Venezuela x Colômbia e Argentina x Peru. Os últimos títulos sul-americanos obtidos pelo Brasil foram em 1989, no Equador, e em 1993, no Brasil. Os dois últimos torneios, em 1995 e em 1997, foram ganhos pelo Uruguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;