Cultura & Lazer Titulo Festival
Rota do Cambuci na Vila
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
16/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O 7º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, em Santo André, ganha reforço nos dois próximos fins de semana, com a inclusão de cidades que desenvolvem atividades econômicas ligadas à fruta.

A 2ª Rota Gastrônomica do Cambuci traz para a Vila representantes de Rio Grande da Serra, Paraíbuna, Salesópolis, Natividade da Serra, Ilhabela e São Paulo, todas com comerciantes nas áreas de comidas, bebidas e artesanatos, expondo produtos e enriquecendo o evento, que tem atividades no sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h.

Cada uma das cidades participantes realiza uma programação especial. A Rota, que pelo segundo ano ocorre entre março e setembro, passa por Paranapiacaba neste mês e segue para outras localidades. O objetivo é promover atividades culturais que reforcem o turismo e a economia em torno do cultivo da fruta, que é originária da Mata Atlântica e abundante nos locais participantes.

Amanhã, ainda, será formado um júri para avaliar as melhores receitas do festival gastronômico, que inclui pratos doces, salgados e bebidas, em curiosas iguarias que levam o cambuci no preparo. A comissão vai se reunir às 12h no Clube União Lyra-Serrano e a divulgação dos vencedores e premiação ocorrerão no dia 25, data de encerramento do evento.

O Mercadão é o local que abriga a exposição dos produtos e as barracas gastronômicas. Ao longo do evento, e pelas ruas da Vila, shows musicais e eventos culturais reforçam a programação.

CULTURA - Amanhã, domingo e dia 25, das 11h às 14h, há apresentação de Valdeck de Garanhuns e Mamulengos no Largo dos Padeiros. O poeta, compositor, ator e artista plástico de Paranapiacaba, que já expôs trabalhos em países como Estados Unidos e Alemanha, faz intervenções teatrais com os bonecos típicos do nordeste brasileiro.

Para as crianças, outra opção é a contação de histórias no Lyra-Serrano, nas mesmas datas, sempre das 11h às 15h.

No dia 25, o cantor e compositor santista Renato Teixeira fecha as programações do festival. Um dos maiores expoentes da música paulista, Teixeira é consagrado por explorar o universo sertanejo caipira. Os clássicos "Romaria" e "Tocando em Frente" - esta em parceria com Almir Sater -, integram o show.

Mais informações da programação podem ser obtidas no Centro de Informações Turística da Vila (Largo dos Padeiros, Parte Baixa. Tel.: 4439-0237).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;