Setecidades Titulo Final de ano
Compras deixam trânsito caótico

Simples deslocamento dentro da própria cidade para chegar a um shopping pode levar, em média, uma hora

Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
21/12/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


As compras de fim de ano tornaram o trânsito do Grande ABC um verdadeiro caos. O simples deslocamento dentro da própria cidade para chegar a um shopping, por exemplo, leva, em média, cerca de uma hora. Depois de chegar ao local, porém, a procura por vagas em estacionamentos exige mais paciência dos motoristas.

Entre a noite de sexta-feira e o fim da tarde de ontem o trânsito ficou ainda mais complicado. O aglomerado de carros pelas ruas tornou comuns situações como estacionar em locais impróprios, ultrapassagens proibidas e pequenas colisões.

As prefeituras não mensuram a quantidade de veículos nas ruas, mas Santo André, São Caetano e Diadema, juntas, colocaram 140 agentes de trânsito para controlar o fluxo de veículos nas ruas.

Com 40 fiscais trabalhando, Santo André apresenta déficit de agentes. O diretor do Departamento de Trânsito, Eric Lamarca, diz que precisaria de, pelo menos, o dobro do efetivo para garantir a demanda.

Entre as vias de maior movimento na cidade estão as ruas centrais como Luiz Pinto Flaquer, Senador Flaquer, Bernardino de Campos, General Glicério e as avenidas Pereira Barreto e Industrial, que estão próximas aos dois shoppings da cidade. Nas proximidades do Calçadão da Oliveira Lima, não se encontravam vagas para estacionar ontem.

A Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, é outro ponto de intenso fluxo para as compras de Natal. "O trânsito está muito ruim. Levei 1h20 para vir de Diadema para cá. Preferi arrumar uma vaga na rua, pois é mais rápido do que estacionar nos shoppings", disse o operador de máquinas José Gomes de Assis.

Parada em um semáforo da Marechal, Morgana Mota, 47 anos, disse ter levado mais de 20 minutos para estacionar o carro no shopping da cidade.

Em São Caetano, a Prefeitura dividiu a equipe com 50 fiscais em três turnos nos principais pontos comerciais, como as ruas Baraldi, Manoel Coelho e João Pessoa e a Avenida Goiás. "Na Avenida dos Estados, o movimento de carros do Shopping Central Plaza, em São Paulo, causa lentidão do trânsito por aqui", explicou o diretor de Transportes, Marcelo Ferreira Souza.

Na manhã de ontem, as vias próximas ao Mauá Plaza Shopping tinham trânsito lento. Na Rua do Comércio, as pessoas andavam pelas ruas atrapalhando o fluxo de veículos.

A Prefeitura de Diadema implementou a operação Fim de Ano, e colocou cerca de 50 agentes para orientar os pedestres e motoristas.

As prefeituras de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra afirmaram que o fluxo do trânsito nas cidades não causa congestionamentos expressivos. Quem trafegou pelas ruas centrais de Ribeirão Pires, porém, encontrou as mesmas dificuldades para se locomover e estacionar.

As prefeituras de São Bernardo e Mauá foram contatadas mas não se manifestaram sobre as medidas que tomam para ajudar na mobilidade do trânsito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;