Automóveis Titulo
Mitsubishi mostra o Eclipse do futuro
Por Da HP Press
03/03/2004 | 00:16
Compartilhar notícia


A Mitsubishi apresentou no último salão de Detroit um novo conceito para o Eclipse que causou sensação, tanto pelo arrojo e esportividade das suas linhas como pela nova concepção AWD - All Wheel Drive, isto é, as quatro rodas são tracionadas duas a duas com um motor para cada eixo. O conceito proposto pela Mitsubishi utiliza um revolucionário sistema no qual um motor V-6 de 3,8 litros despeja 270 cv nas rodas dianteiras e um motor elétrico (E-Boost), outros 200 cv na traseira, totalizando 470 cv.

Graças a este sistema híbrido, o Concept-E proporciona uma contínua e ininterrupta corrente de força mesmo com a transmissão sendo acionada; quer dizer, enquanto a transmissão faz seu trabalho lá na frente, o motor elétrico traseiro continua a trabalhar. Além disso, o fato de contar com um motor elétrico diminui bastante o consumo e as emissões em relação a outros modelos que também desenvolvem mais de 450 cv.

A estética do conceito é outro destaque. No primeiro olhar, fica difícil saber onde está a frente e a traseira, já que as curvas acentuadas e o equilíbrio dos volumes definem um coupe com estilo peculiar. A simetria das formas, as elipses embutidas no design, os vidros das portas em forma de gota e o teto translúcido formam um conjunto de forte apelo esportivo. Além disso, as luzes dos faróis dianteiros e traseiros, piscas e brake lights são de última geração com luzes de plasma e as indicadoras de néon.

O interior é caracterizado pelo contraste entre a sofisticação dos materiais utilizados nos bancos e instrumentos e a maneira simples como estão dispostos. O Conceito-E mantém elementos do design tradicional japonês, distribuídos de forma inovadora que, silenciosamente, conquistam o olhar.

Com pneus traseiros de 275/35R20, a suspensão e o diferencial foram desenhados especificamente para alto desempenho – o ajuste da suspensão traseira é o mesmo do sedan Lancer-Evolution. Na dianteira os pneus são 245/40R20 e nos quatro extremos as rodas estão suspensas por um sistema de molas múltiplas independentes. Outra solução preciosa do carro conceito diz respeito à localização das baterias do motor elétrico, acondicionadas sob os bancos dos passageiros no centro do veículo.

O Concept-E está muito à frente dos Eclipse que vemos pelas ruas e que ainda têm seus encantos. Apesar de ter sido apresentado como conceito, é um dos mais prováveis lançamentos para um futuro próximo. Ele certamente aponta caminhos, a principal razão de ser dos conceitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;