Economia Titulo
Lula deve assinar neste sábado acordo previdenciário
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
10/11/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os chefes de Estado de outras 20 nações ibero-americanas, devem assinar neste sábado, em Santiago, no Chile, convênio que assegurará proteção previdenciária aos migrantes desses países.

O convênio permitirá que um brasileiro que tenha contribuído com o INSS e que agora esteja trabalhando legalmente em outro país, possa somar o tempo de contribuição nos dois sistemas para se aposentar. O mesmo ocorrerá com o estrangeiro que estiver no Brasil.

Segundo o secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, “cerca de 1 milhão de brasileiros poderão ser beneficiados pelo acordo, que para entrar em vigor deverá ser ratificado por pelo menos sete países”.

Segundo Schwarzer, o próximo desafio será firmar acordo multilateral entre os países ibero-americanos que ratificarem o convênio com a União Européia.

“É necessário, para que a globalização tenha uma face humana, firmar tratados que protegem o ser humano. Os acordos previdenciários ajudam a internacionalizar o mercado de trabalho”, disse Schwarzer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;