Cultura & Lazer Titulo
'Os Degredados' é opção em Mauá
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
27/05/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


A peça Os Degredados aporta nesta sexta, sábado e domingo no Teatro Municipal de Mauá, em apresentações com entrada franca. Trabalho da Cia. Fatídicos de Teatro, Cia. Foco de Teatro e a Cia. Teatro no Pires, todas da cidade, o espetáculo fala das expedições marítimas portuguesas do século XVI, entre as quais uma foi a responsável pelo descobrimento do Brasil. O assunto não é tratado do ponto de vista da história oficial.

Dirigida por Simone Alessandra e com dramaturgia de Alex Moletta, a montagem estreou dia 14 no Municipal de Santo André. É a primeira peça do Projeto Redescobrindo o Brasil, que pretende formar uma trilogia. Com patrocínio da Petrobras, será encenada também no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, dias 3 e 4 próximos.

O texto, ambientado em 1515, enfoca a situação dos degredados das tripulações das expedições portuguesas, uma história sobre os marujos. Só um personagem tem base real, o degredado português Bacharel de Cananéia, que escravizava índios e traficava pau-brasil.

A idéia é mostrar que se passaram mais de 500 anos do descobrimento do Brasil, mas culturalmente o país é o mesmo, sofre com o sistema de dominação de massas, com poucos a mandar e muitos a obedecer. São então apresentadas as semelhanças entre o que ocorre atualmente e o que se passou naquele início do século XVI.

A história tem início em Portugal, chega ao Brasil e depois volta a Portugal. A maior parte do enredo é desenvolvido em alto-mar. A temática é séria, porém tem pitadas de humor.

Os Degredados - No Teatro Municipal de Mauá - r. Gabriel Marques, s/nº. Tel.: 4555-0086. Nesta sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Entrada franca




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;