Memória Titulo
O Salão do Automóvel e o Grande ABC

O 25º Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, chega ao final hoje com o sucesso de sempre, contabilizados 600 mil visitantes

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


O 25º Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, chega ao final hoje com o sucesso de sempre, contabilizados 600 mil visitantes, os chamados amantes das quatro rodas. E lá estão expostas todas essas marcas que fizeram a história industrial do Grande ABC. Um grande chamariz foi um carro de 1893, inspirado no modelo Duryea e postado bem na saída do salão.

Depois de tomarem contato com todos aqueles veículos robustos e moderníssimos, reluzentes, o visitante não resistia a gastar uns bons minutos para ver o carrinho de 1893 e tirar fotos a seu lado.

Da memória, é uma das raras atrações do salão. Do Grande ABC, nenhuma placa. Do mais, só cenários futuristas, o que nos leva a lembrar do aeroporto de São José dos Pinhais, em Curitiba. No salão principal, o aeroporto exibe modelos Volvo e lembra, orgulhosamente, do parque de automóveis da Grande Curitiba. Isso nos faz pensar no nosso passado.

Quando a indústria automobilística aportou em São Bernardo, suas autoridades exploraram o fato positivamente, criando-se o slogan "A Capital do Automóvel". O brasão da cidade, em forma de lei, tornou-se obrigatório para decorar cada modelo produzido, ou no centro do volante ou na lataria da frente. Era lei, portanto obrigatório. A lei não foi revogada, "salvo melhor juízo", como dizem os burocratas. Mas aos poucos fomos esquecendo que o berço da indústria automobilística foi aqui - e sempre será.

O Museu do Automóvel brasileiro está em Canoas (RS). O último Salão do Automóvel nem de longe cita São Bernardo e o Grande ABC - da São Caetano da GMB; da Santo André que teve unidades International e Chrysler. E em 1º de janeiro começam novas administrações públicas.

Por que não se pensar num marketing mais agressivo que venda o nosso - ainda - maior produto, o veículo automotor? Ano que vem tem a Fenatran, que vai exibir os últimos modelos pesados também produzidos no Grande ABC. E, em 2010, o 26º Salão do Automóvel.

Marinho, Auricchio, Dr. Aidan, Reali, Osvaldo Dias, Volpi, Kiko: a indústria automobilística é nossa. É a maior arrecadadora de impostos. E suas unidades, autopeças incluídas, estão no nosso quintal. Todo projeto turístico-industrial pode e deve passar por essa indústria. Não seria uma bela pauta para o Consórcio dos Prefeitos? Ou vamos deixar Curitiba, Canoas e outras cidades continuarem a nadar de braçadas?

Domingo, 9 de novembro de 1958 - Nº 24

ABC - O triângulo ABC é focalizado na Convenção do IAPTC - Instituto de Aposentados e Pensionistas dos Empregados em Transportes de Cargas.

Comércio - Lojas Americanas terão unidade em Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 9 de novembro de 1978

Manchete - Figueiredo promete fornecer verba para a ETI de São Bernardo. Durante 70 minutos o presidente eleito da República visitou a escola. Prometeu dar verbas para a construção de um centro esportivo. Foi recebido pelo diretor Ezio D´Arienzo e estava acompanhado do governador Paulo Egydio Martins e do governador eleito, Paulo Maluf.

Editorial - Em São Bernardo, a cantilena de sempre.

Trabalho - Bacharéis e licenciados em Ciências Sociais reúnem-se sábado no Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, para criar a Associação dos Sociólogos do ABC.

Futebol - Ontem à noite, no Estádio Bruno Daniel, Santo André 3, Ginásio Pinhalense 1.

EM 9 DE NOVEMBRO DE...

1968 - Inaugurado o Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano.

HOJE

Dia do Hoteleiro e Dia do Manequim.

SANTOS DO DIA

Jorge Napper, Orestes, Teodoro e Salvador.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

Falecimento

SANTO ANDRÉ
Sergio Fiques, 60 anos. Ontem. Cemitério do Camilópolis
Alcina Marcelino Carvalho, 72 anos. Ontem. Cemitério Vila Assunção,
Aldenora Maria Soares, 67 anos. Ontem. Cemitério do Curuçá
Alice Tenedini Mesquita, 71 anos. Ontem. Cemitério do Camilópolis

DIADEMA
Cleuza Maria Nobre, 57 anos, Anteontem. Cemitério Municipal de Diadema
Luiz Raimundo Azevedo, 58 anos, Anteontem, Cemitério Municipal de Diadema
Iraci Rodrigues da Silva, 51 anos, Anteontem. Cemitério Vila Euclides, São Bernardo
Manoel André do Vale, 66 anos, Ontem. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo
Gerson Gomes da Silva, 45 anos, Anteontem. Cemitério Municipal de Diadema
Auta Lucas de Souza Rodrigues, 74 anos. Ontem. Cemitério Municipal de Sertaneja, Paraná.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;