Internacional Titulo
Fase do processo sobre imunidade de Pinochet é concluída
Por Do Diário do Grande ABC
28/04/2000 | 15:02
Compartilhar notícia


Com novas alegaçoes dos acusadores e da defesa fica concluída, nesta sexta-feira, essa fase do julgamento de perda de imunidade como senador vitalício de Augusto Pinochet, que tem sido cercada de pressoes militares e de manifestaçoes a favor e contra o ex-ditador.

Seus defensores, para impedir sua perda de imunidade parlamentar e possível ajuizamento, apresentam as mesmas razoes de saúde e compaixao pelas quais o governo inglês o liberou em 2 de março e evitou sua extradiçao para a Espanha, onde um juiz queria julgá-lo.

Ainda que até agora os defensores nao tenham conseguido fazer valer as razoes médicas, eles alegam que o deteriorado estado de saúde físico e mental de Pinochet o impedem de enfrentar processo.

O processo de perda de foro especial se iniciou na quarta-feira com o resumo das 3.500 páginas do processo contra Pinochet, contido em 10 tomos. A causa contra o ex- governante acumula mais de 90 açoes.

Os advogados acusadores aponta o ex-ditador como responsável, pelo menos, de 19 seqüestros cometidos por uma missao militar designada por Pinochet.

A denominada ``caravana da morte' cometeu 72 execuçoes sumárias de prisioneiros, mas a Pinochet se responsabiliza somente pelo seqüestro deles, evitando assim uma lei de anistia.

As forças armadas representaram ao governo sua inquietaçao pelo possível julgamento, mas o presidente Ricardo Lagos rechaçou essas pressoes ao ressaltar que essa era uma matéria em maos da justiça e que nao há como interferir em suas resoluçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;