Memória Titulo
Os anunciantes de 1954 e a herança que deixaram

Há 56 anos os anúncios publicitários eram mais simples no Grande ABC, então apenas ABC. Mas graças àquelas peças publicitárias foi possível...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 56 anos os anúncios publicitários eram mais simples no Grande ABC, então apenas ABC. Mas graças àquelas peças publicitárias foi possível ao Câmera Clube editar o catálogo do seu segundo salão internacional de fotografias, realizado em 1954.

Destacamos do catálogo três anúncios. Mas várias outras empresas participaram, entre as quais o Bazar Belletato, Máquinas Santo André, Mesbla, Escritório Rolino, farmácias de J. B. Marigo Martins, Ótica Santo André, Cêmes (oficina de rádios, a primeira a conservar aparelhos de TV em Santo André) e Itaci (seguro de trabalho).

A maioria daquelas empresas se foi. Mas a marca de cada uma pode ser recuperada em catálogos como este do Câmera Clube, preservado por Beltran Asêncio. É o registro histórico da memória publicitária de Santo André e Grande ABC.

EM 6 DE ABRIL DE...

1970 - Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de São Bernardo anuncia a construção de um auditório para as assembleias da entidade.

MUNICÍPIO PAULISTA

Pedra Bela. Fundado em 1869 e elevado a município em 1964, quando se separa de Bragança Paulista.

Trabalhadores

Nasce em 6 de abril:

1915 - Justo Sanchez Martins. Natural de Bragança. Associado nº 887 do Sindicato dos Químicos. Operário da Rhodia Química. Residência: Rua Anhanguera, 205, Santo André.

Fonte - 1º livro de registro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia Mundial da Atividade Física.

A greve dos 41 dias - 6º dia

Domingo, 6 de abril de 1980. No sexto dia de greve, dom Cláudio Hummes, bispo diocesano do Grande ABC, celebra a missa de Páscoa no estádio de Vila Euclides e é fotografado por Estevam Figueiredo, repórter-fotográfico do Diário.

Estevam César de Figueiredo Neto é goiano de Rio Verde. Nasceu em 31 de julho de 1953. Trabalhou no Diário entre 1979 e 1981. De volta à sua terra natal, hoje é próspero fazendeiro e mantém contato com os amigos do Grande ABC, enviando cópias de fotos que fez nos seus tempos de Diário do Grande ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 6 de abril de 1980

Manchete - Figueiredo (presidente da República) considera o terrorismo atentado aos direitos humanos

Metalúrgicos - Greve permanece inalterada.

Editorial - Somatória de provocações conduz o operário

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Ministro Camilo Pena (Indústria e Comércio) confirma: governo não controla preços.

Leitura (coluna assinada por Guido Fidelis) - Livros anunciados: Um Olhar Sobre a Cidade, de Dom Helder Câmara; O Grande Pânico, de Airton Monte; Evolução Política dos Católicos e da Igreja no Brasil, de Luiz Gonzaga de Souza Lima; e Infância Normal e Patológica, de Anna Freud.

SANTOS DO DIA

Catarina de Pallanza, Celestino I, Diógenes e Notker.

Na estampa de 1958, a representação da Páscoa.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;