Política Titulo Fevereiro Laranja
Doria sanciona mês de combate à leucemia

Proposta, de autoria de Thiago Auricchio, prevê ações de conscientização sobre a doença

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
14/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O governador João Doria (PSDB) sancionou ontem lei que prevê a conscientização sobre o combate à leucemia, a ser lembrado anualmente como o Fevereiro Laranja. A medida foi proposta pelo deputado estadual Thiago Auricchio (PL), de São Caetano, e aprovada pela Assembleia Legislativa.

Inicialmente, a ideia do parlamentar foi a de obrigar todas as unidades de saúde do Estado a “promoverem ações” sobre o assunto, semelhantes às já conhecidas campanhas Outubro Rosa, que prevê o alerta às mulheres sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, voltado à conscientização de homens sobre o câncer de próstata. Porém, o Palácio dos Bandeirantes vetou o parágrafo que previa a obrigatoriedade das iniciativas nas unidades por entender que há inconstitucionalidade ao criar despesas – competência exclusiva do Executivo.

Por outro lado, a proposta visa “ações educativas de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea”, sendo que as atividades poderão “contar com a cooperação da iniciativa privada, de entidades civis ou de organizações profissionais ou científicas”.

“Fico extremamente feliz e contente em saber que o governador entendeu a importância desse tema. A leucemia é um câncer que vem registrando aumento no número de mortes e por isso precisamos promover políticas públicas eficazes para enfrentar essa doença. Nossa proposta é fazer isso com muita informação e prestação de serviço. É uma ação educativa e preventiva”, frisou Thiago Auricchio. “O Brasil tem registrado anualmente quase 11 mil novos casos de leucemia e muitas vezes isso ocorre devido à falta de um diagnóstico precoce. Como os sintomas iniciais são parecidos com doenças mais comuns do dia a dia, as pessoas deixam de procurar atendimento. O que nós queremos é orientar e levar ainda mais informações à população”, explicou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;