Cultura & Lazer Titulo
Porchat universaliza o sofrimento da mulher
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
22/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Talvez todo mundo, pelo menos em algum momento da vida, sentiu na pele o real significado da palavra sofrimento. Mas o que a chinesa Xinran Xue descreve em seu livro "As Boas Mulheres da China" ultrapassa tudo o que se pode imaginar sobre o sofrer. A obra traz de forma peculiar relatos verídicos de dramas pessoais e a condição feminina no seu país.

Fábio Porchat, inspirado no livro, escreveu a peça "Palavras na Brisa Noturna", que entra em cartaz hoje, no Sesc Avenida Paulista. "Apesar de tratar de registros e acontecimentos muito específicos, o espetáculo tem a proposta de universalizar o sofrimento humano. Toda mulher sofre, fica feliz, sorri, ama e sente dor igual", conta o autor.

A peça traz cinco monólogos interpretados cada um por uma atriz. Elas escolheram, nos contos do livro, o texto com que tinham mais identificação e trabalharam os sentimentos e a história de cada personagem junto a Porchat, que então partiu para a confecção do roteiro.

"Elas são completamente diferentes e vão cada uma por um caminho. Mas, na montagem, tentei uní-las. Até porque elas fazem parte da mesma história, têm o desejo em comum de não ter mais que suportar a dor que vivem", conta.

O convívio de Porchat com a escritora, durante passagem dela pela Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), foi de extrema valia para a pesquisa e conclusão do trabalho. "Ela disse que havia lido o texto e achado que eu havia entendido o livro, escrito com o coração e a alma", diz.

A parceria que a equipe formou com a ONG chinesa de Xinran, a Mothers' Bridge of Love contribuiu mais ainda, com figurinos e trilha sonora vindos diretamente da China para cá.

Palavras na Brisa Noturna Teatro. Sesc Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119. Tel.: 3179-3700. 6ª a dom., às 20h. Ingr.: de R$ 5 a R$ 20. Até 28 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;