Internacional Titulo
Britânico salta com pára-quedas criado por Leonardo da Vinci
Por Do Diário do Grande ABC
28/06/2000 | 11:08
Compartilhar notícia


Um britânico realizou com êxito a proeza de saltar duas vezes usando um pára-quedas idealizado há mais de 500 anos por Leonardo da Vinci, demostrando a eficiência do dispositivo inventado pelo artista italiano.

Adrian Nicholas saltou de um balao, a 3 mil metros de altura, sobre o parque Kruger (noroeste da Africa do Sul), equipado com o pára-quedas de da Vinci e de um pára-quedas moderno, no caso de uma emergência, informou nesta quarta-feira o jornal Beeld.

O pára-quedas de da Vinci permitiu que Nicholas chegasse suavemente até aproximadamente os 900 metros de altura, quando utilizou o modelo moderno para pousar, uma vez que a invençao do artista italiano nao permite pilotar com precisao os últimos metros.

``Essa é a única razao pela qual usei o outro pára-quedas. Tive medo de aterrissar numa árvore ou algo assim', acrescentou, insistindo que Vinci nao planejou um pouso suave e sim ``simplesmente pensou em chegar à terra sao e salvo' através de seu invento.

O pára-quedas foi criado a partir dos desenhos de da Vinci, que datam de 1485 e que jamais foram colocados em prática. Nicholas contou com a ajuda do professor Martin Kemp, da Universidade de Oxford (Gra-Bretanha) para decifrar os planos, e de um amigo, que fabricou dois exemplares do invento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;