Cena Política Titulo
Poderes independentes?

As três esferas de poder são completamente independentes

Por Do Diário do Grande ABC
23/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


As três esferas de poder são completamente independentes. Esse é, ao menos no discurso, o argumento de quem exerce política no Brasil. Mas, na prática a situação é outra. Exemplos não faltam sobre a influência de um poder sobre o outro. E mais um caso do tipo se estabelece em Santo André. A bancada do PT (do Legislativo, portanto) entra hoje com mandado de segurança no Judiciário para assegurar dois direitos: aumento de cinco para sete integrantes da CPI da Craisa e que um integrante governista seja indicado em um dos dois cargos da comissão, relatoria ou presidência. Tudo para fazer valer interesses do Executivo, em que os petistas defendem o governo do prefeito Carlos Grana (PT). Esse tipo de relação sempre existirá. Obviamente, quem se sente prejudicado em determinado episódio tem de recorrer à Justiça. Há quem diga que na relação entre as esferas, o Poder Judiciário é o que dá, de fato, as cartas. Tem prefeito que já entregou, literalmente, a chave da prefeitura a um promotor. As instâncias se interagem, sim, e esse é o sistema adotado em solo tupiniquim. Os discursos é que têm de mudar. Assim como as ações, que têm de ser cada vez mais corretas, para cada vez menos um ser dependente do outro.

Unidos

Os prefeitos Donisete Braga (PT-Mauá) e Saulo Benevides (PMDB-Ribeirão Pires) se reuniram ontem para estabelecer pauta conjunta entre as duas cidades. Recursos serão pedidos aos governos estadual e federal, principalmente na área da Saúde. A construção de hospital regional para atender aos municípios e Rio Grande da Serra foi um dos principais assuntos. Ampliação do número de ambulâncias do Samu e aperfeiçoamento do atendimento realizado pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mauá foram outros assuntos.

Elas

A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) se encontrou com peemedebistas de Ribeirão Pires na sexta-feira. A parlamentar prepara terreno para obter no ano que vem eleitorado maior do que o registrado em 2010, quando alcançou 9.360 votos, sendo a mais votada na cidade. A primeira-dama, Michele Benevides (PMDB), é nome forte para sair a federal e fazer dobrada com Vanessa.

Sem contaminar

A Câmara de São Caetano vota hoje projeto de lei que visa escolher o ‘Professor do Ano'. De autoria do vereador Severo Neto (PSB), a peça objetiva valorizar e reconhecer o trabalho dos educadores da cidade. A aprovação necessita de costura política. Tomara que a política não influencie na definição do profissional de destaque, caso a proposta seja mesmo colocada em prática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;