Política Titulo Eleições
Alas do PT preparam chapas de oposição no PED

Depois de a bancada sugerir nome de Adi, correntes articulam duas candidaturas

Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC
05/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão 24/7/16


Depois de o nome de Adi dos Santos, ex-presidente da executiva paulista da CUT (Central Única dos Trabalhadores), surgir internamente como possível candidato à presidência do PT de Diadema, alas da legenda preparam lançar outras duas chapas para a disputa do PED (Processo de Eleição Direta). A intenção, segundo apurou o Diário, é forçar o diálogo com a atual direção da legenda, sob o comando do ex-prefeito Mário Reali (2009-2012), e com a bancada de vereadores do partido (Josa Queiroz, Ronaldo Lacerda e Orlando Vitoriano) em busca de espaço a esses grupos na executiva a ser eleita em 9 de abril.

A estratégia é corroborar com o discurso de união do diretório, mas só com a garantia de participação de todas as alas na nova composição da direção da legenda. O surgimento do nome de Adi, que estava fora do dia a dia do partido na cidade, não agradou alguns militantes. O que também se ventilou nos bastidores foi que a possível candidatura de Adi visa o fortalecimento da base do ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) na disputa pelo diretório estadual.

Uma das alas que devem apresentar candidato próprio no PED em Diadema é a Articulação de Esquerda, corrente que agrega filiados ligados ao funcionalismo público e que é historicamente crítica às posições da cúpula do partido e às decisões dos governos petistas na cidade. No grupo, o consenso é que a ex-vereadora Irene dos Santos, que foi candidata a vice-prefeita na chapa petista encabeçada pelo então parlamentar Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, no pleito de 2016, encabece a chapa.

Outro grupo que se movimenta para integrar a disputa pela sucessão de Reali é o do ex-vereador José Antônio da Silva. O petista não disputaria a presidência da legenda, mas apresentaria o nome do irmão, Gel Antônio da Silva, na briga interna.

Reali afirmou que, apesar de se desenhar surgimento de várias candidaturas, buscará composição entre os grupos, no intuito de conquistar adesão unânime em torno de uma só candidatura. “Isso é possível, pois na disputa do âmbito municipal todo mundo se conhece. É uma coisa muito mais próxima. Talvez essa seja uma saída. É uma visão minha, como presidente”, frisou o ex-prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;