Automóveis Titulo
Motorista e veículo interagem
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
07/11/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


Uma inovação trazida pela Fiat com a chegada do Punto é o Blue&Me. O sistema procura facilitar a relação do condutor com o veículo, permitindo a interação por voz. Entre as vantagens, evita que o motorista desvie a atenção do trânsito, já que não é necessário olhar para o painel ou digitar nenhuma informação ou número.

Durante a avaliação feita pelo Diário, o sistema demonstrou ser eficiente e fácil de operar. O primeiro passo para dar início ao Blue&Me é ligar o veículo e pressionar a tecla com o símbolo do Windows. A partir daí, o condutor pode pronunciar a palavra “ajuda” para conhecer as opções de comandos e como proceder para realizar as operações.

O sistema permite, por exemplo, fazer chamadas de celular por comando inteligente de voz, mesmo que o celular com bluetooth não possua o recurso de chamada por voz; atender chamadas telefônicas acionando o sistema pelos comandos localizados no volante; manter a agenda de telefones no veículo atualizada; ouvir as mensagens de SMS recebidas pelo sistema de áudio e escutar músicas em MP3 no CD player integrado ao painel de instrumentos, no MP3 player pessoal ou no flash drive conectado à porta USB instalada no porta-luvas do carro.

No caso do celular, podem ser ligados até cinco aparelhos compatíveis. Para isso, inicialmente é necessário registrar o telefone no sistema, que fornece um número para ser digitado no celular. É possível copiar a agenda para o sistema e fazer as chamadas simplesmente escolhendo a opção “telefone”, seguida de “chamar” e do nome da pessoa a ser chamada. Também pode-se compor número, pronunciando os algarismos do telefone a ser chamado.

Durante a ligação, o sistema de som corta automaticamente o áudio do rádio ou CD, e o a voz do interlocutor é ouvida pelos alto-falantes. Nas ligações feitas, foi possível ouvir claramente a pessoa chamada. O Blue&Me é um equipamento opcional para o Punto e custa R$ 505 para a versão 1.8 Sporting. Para as versões 1.4 ELX e 1.8 HLX é oferecido no pacote Convergence, que custa R$ 3.939 e inclui air bag duplo, freios ABS, CD player com MP3 e volante de couro com comandos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;