Setecidades Titulo
‘Dr. Bactéria’ dá dicas para casa limpa
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
14/10/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


A casa está vazia, você senta no sofá para descansar junto de seu cãozinho peludo. Depois, vai à cozinha e da panela fria em cima do fogão tira uma bela colherada de comida. Para completar o menu, pega os ovos guardados na porta da geladeira e rega a salada com o vinagre que estava embaixo da pia.

De sobremesa, aquela bolachinha cujo pacote estava preso pelo pregador que outro dia caiu no chão da lavanderia. Para terminar com chave de ouro, você resolve tomar banho com a bucha que por horas esteve em cima do sabonete molhado.

E o que tem de errado com todas essas cenas? As bactérias causadoras de inúmeras doenças.

O biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como Doutor Bactéria, do quadro Tá Limpo, do Fantástico, alerta sobre os nossos comportamentos errados dentro e fora de casa que propiciam infecções e males causados pelos microorganismos.

MITOS E VERDADES

Quando o assunto é higiene, torcemos o nariz para o banheiro, certo? No entanto, o Doutor Bactéria faz a idéia cair por terra.

“Não existe local mais limpo do que o banheiro. Ninguém admite uma gota de xixi no vaso ou no chão, por isso a limpeza do cômodo é feita com mais freqüência”, acredita.

Por incrível que pareça, o vilão é mesmo a cozinha. “É o lugar onde existe maior grau de contaminação”, conta o especialista.

Na turma do mal estão a buchinha de lavar louça, os ovos na porta da geladeira e o vinagre fora dela. Além disso, há inúmeros mitos, como a de que não se pode resfriar os alimentos quentes.

SEBO

“O quarto não pode virar um sebo com aqueles livros todos amontados”, brinca o biomédico.

A biblioteca, mais a coleção sem fim de bichinhos de pelúcia, mais as blusas de lã e cobertores fora de uso transformam o cômodo em um reduto de ácaros.

Manter a limpeza não é difícil, exceto no caso dos bonecos. (veja dicas ao lado). “Se o seu namorado te der um bichinho de pelúcia, pergunte por que ele não presenteia a mãe dele com um desses”, brinca o Doutor Bactéria.

Se no quarto o problema são os bichos de mentira, na sala são os de verdade os responsáveis pelas bactérias. Os problemas são: pêlo no sofá, nos tapetes, nos carpetes e nas cortinas.

No quadro acima você pode conferir o que não se deve fazer em cada cômodo da casa e receitas para conter a proliferação das bactérias.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;