Esportes Titulo Corrida de rua
Clima de festa nas ruas de Ribeirão

Etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do
Grande ABC agita cidade do Festival do Chocolate

Vinicius Ramalho
Do Diário do Grande ABC
24/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Desde o ano passado, os moradores de Ribeirão Pires têm outro motivo especial para esperar agosto, que não seja o Festival do Chocolate. Isto porque é neste mês que a Estância Turística recebe sua etapa do calendário do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC.

Ontem, mais de 3.000 participantes aproveitaram a bonita manhã de sol e tomaram as ruas da cidade para a quarta etapa da temporada 2015 do Circuito, que se consolida como uma das principais opções para os atletas da região.
A largada aconteceu pontualmente às 8h na Rua Leonardo Meca, bem ao lado do Paço, e pouco mais de meia hora depois, os atletas de elite começaram a chegar e marcar seus tempos.

Quem deu a ordem para que os competidores começassem a prova foi o diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, que falou sobre a prova de Ribeirão Pires.

“Ultrapassamos a barreira da metade das etapas do Circuito em grande estilo. Ribeirão Pires, tradicionalmente, promove uma grande festa, é sempre enorme alegria estar aqui. O percurso ribeirão-pirense é muito bonito e agradável”, analisou.

Característica marcante das provas realizadas durante o Circuito, os famosos corredores de fim de semana se misturaram aos competidores de alto rendimento e até mesmo às autoridades da região, que estiveram presentes para manter a saúde em dia.

Foi o caso do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), que manteve em Ribeirão os 100% de aproveitamento na participação das etapas do principal evento de corrida de rua da região.

Para ele, as provas do Circuito já fazem parte da sua agitada agenda e ele promete estar em todas as etapas. “O percurso de Ribeirão eu já conheço, pois costumo fazer 17 quilômetros entre Mauá e a Ponte Seca. Aqui são subidas tranquilas e, por isso, consegui reduzir meu tempo com 42min19s. As provas do circuito estão na minha agenda como se fossem reunião, uma atividade normal do dia a dia”, disse o prefeito.

Ainda ofegante, logo após cruzar a linha de chegada, o mandatário mauaense fez questão de ressaltar a necessidade da prática esportiva. “Correr faz bem para a saúde, para a alma e para o espírito. Agora vou me preparar para as provas de Diadema, Mauá e Santo André”, finalizou.

Falando na prova de Diadema, que acontece no dia 20 de setembro, as inscrições estarão abertas na quinta-feira e vale ficar atento, já que as vagas mais uma vez devem se esgotar rapidamente.

A etapa diademense é uma das mais temidas pelos atletas e a campeã feminina do Circuito no ano passado, Maria Cristina Richter, dá a dica para quem pretende fazer bonito por lá. “Diadema é puxado, são quase cinco quilômetros só de subida. Por isso é importante mudar a alimentação e o ritmo dos treinos visando a quinta etapa e também seguir viva rumo ao bicampeonato”, comentou.

O Circuito faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, tem promoção do Diário e apoios do governo estadual, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, do Atrium Shopping, Smart Fit e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A organização é de responsabilidade da Federação Paulista de Atletismo.

Eder Domingues repete a dose e leva pela segunda vez consecutiva

A prova masculina da etapa de Ribeirão Pires do 3º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC consolidou um favorito à conquista geral da competição no fim do ano.

Vice na etapa de São Bernardo e campeão em São Caetano, Eder Domingues de Oliveira, da equipe Sesp SBC, subiu no degrau mais alto do pódio em Ribeirão Pires sem dar chances aos seus concorrentes. Com o tempo de 32min03s, ele chegou 46 segundos antes que o angolano Manuel André Antonio, segundo colocado.

“Já sabia das dificuldades e do alto nível dos meus rivais, por isso sai em ritmo bem forte. Consegui abrir vantagem depois do sexto quilômetro e cheguei perto da minha meta, que era de fazer 32 minutos cravados”, comemorou o campeão.

O atleta, que só ficou de fora da primeira etapa do Circuito, realizada em maio, em Rio Grande da Serra, nem pensa em perder as três etapas finais. “Quero correr todas as provas e baixar ainda mais meu tempo, essa é minha meta até o fim do ano”, finalizou.

Momento mais emocionante da prova foi a disputa da segunda colocação. Chegaram à Rua Leonardo Meca emparelhados o angolano Manuel André Antonio e José Paulo dos Santos.

Melhor para o africano, que usou sua experiência em provas de pista para dar o sprint final. Com o tempo de 32min49s, chegou somente um segundo à frente do rival e acabou como intruso em um pódio recheado de figurinhas carimbadas no Circuito.

“Era a hora da velocidade e, por ser especialista nas provas de pista, dei um pouco mais para não perder a segunda colocação. Foi uma disputa legal, com grandes adversários”, analisou.
José Paulo dos Santos, atleta da Casa das Ferragens, repetiu o desempenho da etapa de São Caetano e terminou em terceiro colocado, marcando 32min50s.

Douglas Mendes Pereira Lopes, do Sesi São Paulo, foi o quarto, com tempo final de 33min05s, e Marcos Adriano de Carvalho, representando a equipe SBC Trans, provou que a idade não é empecilho e, aos 42 anos, fechou o pódio, marcando 33min13s.

Sandra Oliveira quebra jejum e vence em Ribeirão Pires

A superação faz parte da vida de qualquer atleta e para a campeã da etapa de Ribeirão Pires do 3º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, essa foi a palavra de ordem na disputa realizada ontem.

Após ser a vice campeã em São Bernardo e ficar na terceira colocação nas etapas de Rio Grande da Serra e São Caetano, Sandra Maria de Oliveira, do time Givaldo Triunfo, superou até mesmo as próprias expectativas para chegar na primeira colocação, com tempo de 41min51s.

“Minha meta era pelo menos o segundo lugar, que foi minha melhor posição nas três primeiras provas do Circuito. Estou muito feliz em ser a campeã aqui em Ribeirão Pires”, vibrou a vencedora.
Quem repetiu o resultado da última prova desta vez foi a vice campeã Lucemar Maria da Silva Possar, do CA Aramaçan, anotando 42min17.

Campeã do Circuito no ano passado, Maria Cristina Richter vibrou com mais um pódio, na terceira colocação (43min05) e fez prognósticos para seu desempenho nas três etapas finais da competição em Diadema, Mauá e Santo André.

“Gostei muito do trajeto daqui de Ribeirão Pires. Cada vez mais o Circuito do Grande ABC recebe atletas de alto nível e a competitividade também aumenta. Estou melhorando meus tempos em relação às provas da temporada 2014 e quem sabe não consigo o bicampeonato”, analisou.

O pódio foi completado com Rosimeire Gimenes Teixeira, da equipe Sportfitness, com tempo de 44min15, na quarta colocação, e a quinta no pódio foi a atleta da casa, Marluce Vieira Filha dos Santos, representando os Amigos Runners, que cravou 45min26.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;