Internacional Titulo
Quase cem mortos em incêndio em casa noturna dos EUA
Do Diário OnLine
AFP
21/02/2003 | 20:26
Compartilhar notícia


Subiu para 95 o número de pessoas mortas em decorrência de um incêndio, na noite desta quinta-feira, durante um show de rock em uma casa noturna de West Warwick, no Estado de Rhode Island (Leste dos Estados Unidos), informou a rede CNN.

Um cálculo anterior indicava que 86 haviam morrido. "Não sabemos qual é o balanço exato", declarou o governador do Estado, Donald Cariceri, acrescentando que o número de vitimas pode aumentar nas próximas horas, já que 25 das 81 pessoas hospitalizadas estão em estado critico.

As mortes até agora, porém, aconteceram na própria casa noturna, que - segundo o chefe dos bombeiros, Charlie Hall - foi destruída pelo fogo em três minutos. "As pessoas morreram queimadas ou asfixiadas e, em alguns casos, foram atropeladas pela multidão em pânico", afirmou.

Aparentemente, o fogo começou em conseqüência de fogos de artifício no início do show da banda de heavy metal Great White, propagando-se a material inflamável atrás do palco. Segundo testemunhas, as chamas atingiram a casa noturna Station Club por volta das 23h de quinta-feira (1h desta sexta em Brasília).

Os donos do local alegam que a banda não avisou que iria utilizar material pirotécnico.

O líder banda, Jack Russell, disse a emissoras de TV que um dos membros do grupo estava desaparecido e que o dono do clube havia autorizado o uso de pirotecnia. A banda Great White foi nomeada em 1990 ao prêmio Grammy com a música Once Bitten, Twice Shy.

Brian Butler, repórter da CNN, estava dentro da Station fazendo uma matéria sobre as condições das casas noturnas locais em função da tragédia de Chicago. Ele estava filmando o show do Great White rock quando o fogo começou.

No vídeo, exibido pela CNN, é possível ver as chamas tomando conta rapidamente das paredes atrás da banda, levando o público a pensar que o fogo fazia parte do espetáculo.

Na madrugada de segunda-feira (17), 21 pessoas morreram durante um tumulto em uma casa noturna de Chicago, no Estado de Illinois (Centro dos EUA).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;