Setecidades Titulo São Bernardo
Falta de espaço prejudica festa

Comemoração de São Bartolomeu, realizada há 58 anos, é feita no Parque Estoril, em S.Bernardo, mas estrutura da Prefeitura é improvisada

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
03/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A tradicional festa de São Bartolomeu é realizada há 58 anos no Parque Estoril, em São Bernardo, pela comunidade italiana. No último domingo de agosto, os descendentes das famílias que fundaram a capela em homenagem ao santo se reencontram no local.

O evento era realizado nos 14 quiosques do parque, como um grande piquenique, no qual cada um leva o seu prato e tudo é compartilhado. Porém, as estruturas foram demolidas há cinco anos. A promessa da Prefeitura era de que eles seriam reconstruídos em seis meses. Até hoje não há nenhum indício de obra nos locais, apenas espaços vazios.

Desde então, a festa é realizada em tendas improvisadas e cedidas pela Prefeitura. A estrutura acaba não comportando os participantes, que chegam a cerca de 2.000 pessoas.

“Primeiro, temos que recorrer à tradição de colocar ovo para Santa Clara para não chover. Com essas tendas, a gente acaba ficando refém do tempo. Ano passado choveu e deu para perceber que a festa fica comprometida”, explicou o comerciante Adalberto José Guazzelli, 50 anos, integrante da comissão organizadora.Para quem passou a infância vivenciando a tradição, o sentimento é de revolta. “Isso é dinheiro nosso, de todo cidadão que paga imposto e nada foi feito. É uma tristeza para quem cresceu aqui”, afirmou o aposentado Antônio Lázaro Nikola Berkela, 70.

O pai da decoradora Olga Guazzelli, 72, Sétimo Guazzelli, foi um dos responsáveis pelo início do evento. Hoje ela tem saudades do encontro anual e demonstra tristeza pela situação do parque. “É uma maneira de homenagear São Bartolomeu, mas também é um reencontro de pessoas que não vemos há muito tempo. Antes da atual administração assumir a Prefeitura, os quiosques haviam sido reformados há dois anos. Estava ótimo e hoje tudo está perdido.”

O seu irmão, o aposentado Bruno Guazzelli, 65, também se recorda com nostalgia dos bons tempos. “Quando chegava perto, vínhamos para cá para ajudar nos preparativos. A gente faltava na escola, mas não no trabalho daqui. É chocante o atual descaso, porque vi meus pais e tios fazerem com muito amor e carinho.”

Conforme Adalberto Guazzelli, o Executivo já foi cobrado diversas vezes sobre as obras, porém, sempre há um motivo diferente para adiá-las. “São tantas desculpas nesses cinco anos que não dá para entender. Uma hora o governo federal não tem verba, outra é a Prefeitura. Eles também disseram que iam construir um centro cultural para as famílias de imigrantes, mas foi só mais uma promessa”, afirmou.

Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de São Bernardo informou que fornecerá barracas para a realização da Festa de São Bartolomeu e não haverá interrupção da realização do evento. Segundo a administração, até o final do primeiro semestre, será entregue a primeira fase das obras no parque, que prevê a construção de seis quiosques e restaurante. A equipe do Diário perguntou sobre a construção do centro cultural, mas não obteve resposta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;