Política Titulo Retorno
Meneguelli entra em cena na articulação do PT de S.Caetano

Ex-prefeiturável se coloca na discussão para planejamento eleitoral e não rejeita candidatura

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
03/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Velho conhecido do PT de São Caetano, Jair Meneguelli retorna à cena para “contribuir” com a construção do planejamento eleitoral do partido para 2016. Cotado para disputar o Palácio da Cerâmica, ele nega ter antecipado articulação de candidatura, mas não descarta voltar ao páreo.

“Não estou nem falando em candidatura, não sei nem quem foi que colocou o meu nome em discussão. O que eu quero é discutir o partido. O que nós esperamos e queremos do partido? Agora que deixei a presidência do conselho nacional do Sesi posso fazer isso com mais tempo e dedicação. Ou faz uma coisa ou faz outra. Não dá para chupar cana e assoviar”, declarou Menguelli, que se distanciou do petismo local em 2003, quando assumiu o cargo nacional no qual deixou em 2014.

O ex-prefeiturável dialogou, até então, com o presidente do diretório são-caetanense, Márcio Della Bella, e lideranças do PT que foram parceiras dele nos anos de militância. Ele chegou a confirmar presença em reunião da executiva petista, que foi, especialmente, remarcada de quinta-feira para sábado passado, a pedido dele mesmo, que não compareceu. “Conversei com o Hamilton Lacerda, que conhece profundamente São Caetano, com o Áureo (Moreira Santos) e com o próprio (prefeito de São Bernardo, Luiz) Marinho. Já estava combinado que iria à reunião, mas não fui porque tive uma agenda de última hora.Não foi má vontade. Pedi desculpas”, alegou.

A discussão atual divide o PT em duas opiniões: ter candidatura própria ao Paço ou apoiar a reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). O primeiro plano é defendido por bloco liderado por Della Bella e o segundo é propagado pelo único vereador da legenda na cidade, Pio Mielo, que integra a base governista na Câmara. “Se depender de mim, não quero que o PT seja um mero coadjuvante no processo eleitoral. Temos de definir a estratégia eleitoral”, considerou o ex-funcionário do Sesi, sem rejeitar encabeçar projeto majoritário.

Della Bella disse que o espaço está aberto a Meneguelli, mas antecipou que a candidatura à Prefeitura ainda não está em pauta. “Acho que ele tem de vir ao diretório e falar o que está pensando. Mas neste momento estamos discutindo a chapa proporcional.”

Meneguelli disputou o Palácio da Cerâmica em 2000 e acabou derrotado pelo prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004) com o seguinte placar: 78,2% a 15,1%. Em 2004, foi a vez da candidatura de Hamilton, que registrou o melhor desempenho do PT em São Caetano, mesmo com a derrota por 46,43% a 32,2% para José Auricchio Júnior (PTB). Jayme Tortorello foi o candidato em 2008 e Edgar Nóbrega em 2012. O primeiro teve votação pífia e o segundo desistiu do pleito no meio da campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;