Setecidades Titulo
Carreta tomba na Caminho do Pilar (Sto.André)
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
11/11/2004 | 09:14
Compartilhar notícia


Uma carreta que transportava 13 toneladas de laticínios tombou nesta quarta-feira à tarde na rua Caminho do Pilar, em Santo André, ao tentar subir um trecho íngreme da via. O motorista, segundo testemunhas, perdeu o controle do veículo depois de inúmeras arrancadas para vencer a ladeira. Sem sucesso, a carreta começou a deslizar, de ré, e só parou ao bater no portão de uma casa e derrubar um poste. Não fossem as duas colisões, teria invadido o cruzamento com a avenida Pereira Barreto. Moradores reclamam que é comum veículos pesados empacarem na subida, o que coloca em risco a população do entorno.

Havia duas pessoas na carreta da empresa Marfrig, de Santo André, no momento do acidente, a caminho de Santos. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido e, segundo o Corpo de Bombeiros, motorista e acompanhante foram levados com ferimentos leves ao Centro Hospitalar da cidade. O trecho foi interditado e causou transtorno aos motoristas que, vindos da avenida Tales dos Santos Freire, precisam obrigatoriamente pegar a Caminho do Pilar se quiserem chegar à Pereira Barreto, sentido São Bernardo.

Além da interdição, houve outra dor de cabeça para quem utilizava uma das principais vias que liga Santo André a São Bernardo: ao tombar, todo o óleo da carreta foi derramado na rua e atingiu a avenida. Vários carros patinaram, de acordo com testemunhas.

No final da tarde desta quarta, técnicos da Eletropaulo aguardavam a retirada da carreta para reerguer o poste e normalizar o abastecimento de energia. Os cabos de telefone e TV a cabo também foram danificados. Irritados, os moradores da subida da Caminho do Pilar disseram que foi um milagre ninguém ter se machucado. "Se no momento em que a carreta tombou tivesse passando um pedestre por ali, teria sido esmagado", protestou Celina de Freitas, dona de casa que vive ali há 20 anos. A casa que teve o portão derrubado está à venda, e não havia ninguém no local.

O empresário do ramo de automação Leonardo Pace, que tem a sede do negócio localizada no trecho, acha que deveria ser proibido o trânsito de veículos pesados por ali. "É uma questão de segurança. Não é a primeira vez que uma carreta tomba aqui na frente. Sem contar o barulho, que incomoda muito."

Por causa do barulho dos caminhões, a dona de casa Rute de Souza teve de dormir em outro canto da casa, já que a janela de seu quarto dá de frente para a rua. "Não dá para descansar. Sem contar a fumaça", protestou.

De acordo com a EPT (Empresa Pública de Transporte e Trânsito) de Santo André, via assessoria de imprensa, técnicos farão uma avaliação sobre os motivos do acidente para saber se o sistema de trânsito vigente teria de alguma forma provocado o tombamento do caminhão. Em princípio, não há projetos que proibiriam o tráfego de caminhões pela avenida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;