Política Titulo Possibilidade
S.Bernardo pode ter terceira unidade de AME da região

Proposta prevê construção do equipamento voltado ao idoso e entra na lista do Estado por indicação de Morando

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


No que depender de articulação política, São Bernardo pode ser a terceira cidade do Grande ABC a acolher unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). A proposta prevê construção do equipamento voltado ao idoso e entra na lista de pautas do governo de São Paulo por meio de indicação do deputado Orlando Morando (PSDB). A iniciativa, oficializada na Assembleia Legislativa, sugere a implantação do projeto na Avenida Armando Ítalo Setti, região central, em área já pertencente ao Palácio dos Bandeirantes.

A escolha do espaço, segundo o tucano, se deu pela “facilidade de acesso” e “redução de custos” em sua implementação. O terreno fica próximo ao recém-lançado complexo da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que será inaugurado hoje pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), entre o Paço e o Estádio do Baetão. Já se cogitou erguer cadeião no local, hoje desativado, porém a ideia foi abortada. Diante do recuo, o centro de detenção foi remanejado para o bairro Cooperativa, em São Bernardo.

O custo da unidade geraria impacto de cerca de R$ 5 milhões, com obra e equipamentos. Morando se reuniu na terça-feira com o secretário de Estado da Saúde, David Uip, na tentativa de destravar a proposta, dentro do novo modelo direcionado às pessoas acima de 60 anos. “Há desejo do Uip em criar este tipo de característica do ambulatório, considerado de sucesso. São Bernardo ingressaria nesta primeira linha de estudo sob a justificativa do tamanho da cidade (811,4 mil habitantes), importância (no território paulista) e demanda”, afirmou o deputado.

Alckmin estipulou no plano de governo, prometido durante a campanha eleitoral, entregar 48 AMEs no Estado. “O governador estabeleceu essa meta ousada no setor da Saúde. Por isso, iniciei empenho no mandato para garantir outra unidade regional”, disse Morando, ao acrescentar que o equipamento seria “100% efetivado pelo governo de São Paulo”, sem necessidade de parceria formal com a Prefeitura. “Desde a área, edificação e custeio.”

Embora o modelo proposto seja diferenciado, a unidade integraria rede de AMEs do Grande ABC, que começou em 2010 – o projeto inicial é de 2007, ainda na gestão José Serra (PSDB), com objetivo de agilizar os atendimentos, concentrando em único dia consultas, exames e retorno com o médico. A primeira foi instalada em Santo André, chegando posteriormente em Mauá. Os dois equipamentos são mantidos pela FUABC (Fundação do ABC).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;