Setecidades Titulo Drenagem
Manutenção de piscinões será monitorada pelo Consórcio

Entidade cobra balanço regular de serviços de limpeza realizados pelo governo estadual

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
08/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Alvo de críticas por parte de especialistas e prefeitos da região, os serviços de limpeza e manutenção executados pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) em 19 piscinões da região passarão a ser acompanhados de perto pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

A medida anunciada ontem pelo prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Orlando Morando (PSDB), deverá ser oficializada ao governo estadual segunda-feira, durante reunião com o superintendente do Daee, Ricardo Borsari.

“Queremos ter um balanço de acompanhamento de como é feita essa manutenção (dos reservatório)”, afirmou Morando.

Considerado por especialistas um modelo insuficiente no combate a enchentes, conforme denunciado pelo Diário em janeiro, o contrato para limpeza e manutenção de 25 piscinões da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo 19 reservatórios da região, foi renovado pelo governo estadual pela quinta vez consecutiva, em dezembro de 2016, por 12 meses, ao custo de R$ 41 milhões, valor R$ 7,9 milhões mais caro do que o acordo anterior.

Embora o governo estadual ressalte que a manutenção dos piscinões é feita de maneira regular, denúncias feitas pelo Diário ao longo dos últimos meses mostram que os reservatórios seguem sofrendo com o acúmulo de lixo e entulho.

O próprio presidente do Consórcio, Orlando Morando, admitiu ontem que a atual manutenção realizada pelo governo estadual tem deixado a desejar. “Considero que (o serviço) pode ficar melhor. Temos piscinão que o grande volume (de entulho) foi retirado, mas a conservação do espaço não é legal. No caso do (reservatório) Taboão, na divisa de São Bernardo com Diadema, sobre o aspecto de enchente ele resolve o problema, mas no aspecto de zeladoria ele é ruim”, declarou.

A expectativa é a de que no encontro, o superintendente do Daee e o Consórcio também retomem as discussões para construção do Piscinão Jaboticabal. Projeto engavetado em 2012 pelo Estado, a obra do reservatório foi a principal proposta apresentada como solução às enchentes na região no Plano Regional de Macro e Microdrenagem, encomendado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

“O Piscinão Jaboticabal é uma dívida do Estado com a região. Tem de ser cumprida”, declarou o presidente da entidade.

TAXA LIXO

Anunciada no mês passado pelo Consórcio, a proposta para que a cobrança da taxa de lixo nas cidades onde a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) opera na região (São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) seja efetuada na conta de água foi entregue oficialmente ontem ao governo estadual.

O documento, que agora passará por avaliação do órgão estadual, sem previsão para retorno da companhia, espelha-se em medida já adotada no Estado do Paraná, onde o recolhimento da tarifa antes integrado ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) passou a ser descriminado em conta de água.

Estado autoriza implantação do Gamesp no Grande ABC

Três anos após ser apresentado a prefeitos da região, finalmente o Estado autorizou ontem a implantação do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública) junto ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Visto pelo prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Orlando Morando (PSDB), como pontapé inicial para efetivar a criação de uma central regional de monitoramento na área de Segurança, o Gamesp deve ser efetivado nas próximas semanas.

A expectativa é a de que ainda neste mês a entidade realize uma reunião com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, para definir detalhes para implantação do gabinete.

O grupo tem como objetivo integrar ações de prevenção e combate ao crime, unindo lideranças das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais e municipais, além de representantes do Poder Judiciário e sociedade civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;