Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

5 vilarejos do Alentejo, em Portugal, que valem a visita
03/12/2019 | 15:18
Compartilhar notícia


As particularidades dos vilarejos do Alentejo, em Portugal, fazem com que esses locais sejam uma boa opção de passeio. Repletos de história, eles ficam em uma região que concentra grande parte da produção de vinho do país, muitos olivais, campos de trigo, além de belas paisagens.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Turistas do mundo todo viajam ao destino para visitar e percorrer as inúmeras vilas com ruazinhas de pedra, castelos e igrejas antigas, muralhas e outras construções centenárias. O ritmo de vida pacato do campo, combinado à história que faz parte de cada esquina desses vilarejos, faz do Alentejo um lugar perfeito para quem quer deixar a vida de cidade grande.

Confira alguns dos vilarejos do Alentejo que devem estar no roteiro dos amantes de uma vida tranquila.

Vilarejos do Alentejo que valem a visita

Marvão

A mais de 800 metros acima do nível do mar e com apenas 500 habitantes, Marvão é conhecida por seu castelo e pelas muralhas que tomam conta de sua paisagem. Está localizada em meio à Serra de São Mamede e chama atenção por sua arquitetura tomada por granito, janelas manuelinas e varandas charmosas.

Monsaraz

Bem próxima à fronteira com a Espanha, Monsaraz deixa os viajantes apaixonados com suas ruas de pedra, sua vista privilegiada do Lago Alqueva e seu castelo localizado no topo de uma colina. Um ponto alto da visita a esse povoado é assistir ao pôr do sol de cima do castelo.

Castelo de Vide

Ainda na Serra de São Mamede encontra-se o vilarejo de Castelo de Vide, que tem forte herança judaica, o que influencia os costumes locais e, principalmente, a arquitetura. Um dos pontos turísticos que devem ser visitados é uma antiga sinagoga, onde hoje funciona um museu.

LEIA MAIS: DOIS ROTEIROS CURTOS PELO ALENTEJO A PARTIR DE LISBOA
TURISMO RURAL EM PORTUGAL: PASSEIOS NO ALENTEJO

Mértola

Esta pequena cidade teve grande importância durante o Império Romano e, depois, foi dominada pelos mouros. A herança islâmica vista por lá é uma das mais bem preservadas de todo o país. Em Mértola, é possível visitar uma igreja que, originalmente, foi uma mesquita. Além de contar com essa mescla de culturas, a pequena cidade está localizada em um parque natural e oferece uma vista belíssima para o Rio Guadiana.

Arraiolos

Localizado no coração do Alentejo, Arraiolos é um povoado que ganhou destaque por seus tapetes. São peças feitas à mão desde o século 12, vendidas em toda a cidade. Arraiolos também conta com um peculiar castelo circular, a Igreja da Misericórdia – conhecida pelo seu belíssimo interior – e muitas outras construções históricas dignas de cartão-postal.

Fotos de Portugal

E já que o assunto é sobre o país lusitano, confira na galeria algumas imagens de Portugal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.