Nacional Titulo
PF estoura depósito de madeira de funcionário do Ibama
Por Do Diário do Grande ABC
04/03/2000 | 14:44
Compartilhar notícia


Agentes da Polícia Federal e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis estouraram na sexta, no centro de Belém, um depósito clandestino de madeira onde eram armazenadas espécies nobres do produto, como angelim, cedro e pau amarelo. Cerca de 20 metros cúbicos de madeira serrada foram apreendidos. O dono do depósito era o chefe da fiscalizaçao do próprio Ibama em Dom Eliseu, na fronteira do Pará com o Maranhao, Lúcio Henrique Nogueira.

Há 15 dias, o nome de Nogueira apareceu numa relaçao de quatro servidores do Ibama envolvidos na aprovaçao de um plano de manejo de 124 mil metros cúbicos de madeira numa fazenda em Paragominas, no leste do Pará. A fazenda Romualdo nunca existiu, segundo investigaçao de técnicos do próprio Ibama e consulta a registros no Incra, Receita Federal e associaçoes de madeireiros da regiao.

O funcionário do Ibama nao estava no local na hora em que os agentes chegaram. O depósito funcionava nos fundos de uma residência ao lado de uma casa de Nogueira. Os policiais, munidos de uma mandado de busca e apreensao da Justiça Federal, arrebentaram a marteladas os cadeados para abrir o portao do depósito.

"Isso deve ter sido madeira apreendida em fiscalizaçao comandada por ele ou oriunda de acertos. Mesmo que esse depósito fosse regular, um funcionário do Ibama é impedido por lei de manter atividade correlata", afirmou o chefe dos fiscais do órgao no Estado, Régis Furtado.

No início da tarde desta sexta, Nogueira entrou na Justiça Federal com pedido de habeas-corpus preventivo, temendo que seja preso, mas o procurador federal Felício Pontes Júnior deu parecer contrário, ao ser consultado pelo juiz da 5a Vara Federal em Belém, Rubens Rollo D'Oliveira.

Como o prazo de 24 horas para o servidor do Ibama ser preso em flagrante já se esgotou, o delegado da PF, Hélio Khistian, deve pedir sua prisao preventiva na segunda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;