Internacional Titulo
Resgate das vítimas continua em Moçambique
Por Do Diário do Grande ABC
04/03/2000 | 15:16
Compartilhar notícia


Os coordenadores da Defesa Civil em Moçambique estao priorizando esforços neste sábado para tentar fazer com que víveres essenciais cheguem aos 250 mil desabrigados que estao em pior situaçao no país, onde continua chegando equipes de ajuda internacional de várias partes do mundo.

Além das 250 mil pessoas que estao em estado de extrema necessidade, o número total de pessoas atingidas pelas enchentes em Moçambique se eleva a um milhao e 500 mil.

Autoridades das Naçoes Unidas e de Moçambique disseram que a fase de resgate do que se tornou uma operaçao em massa de ajuda internacional está quase concluída.

A tensao com a possibilidade do tempo piorar nas próximas horas com a suposta passagem do ciclone Glória está sendo descartada pelos meteorologistas africanos. Eles disseram que o Glória já nao tem mais a força de um ciclone e deverá entrar no território como uma tempestade tropical.

Apesar de ter tido a intensidade diminuída a tempestade atingiu a ilha de Madagascar e outros meteorologistas internacionais acham que ainda existe a possibilidade do Glória ganhar força novamente quando cruzar o Oceano Indico.

Sessenta helicópteros e avioes da Africa do Sul, EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e das Naçoes Unidas além de aeronaves de empresas privadas estao se unindo a esta operaçao que ainda levará mais alguns dias.

Muitos outros países já prometeram enviar ajuda militar e civil para ajudar as vítimas moçambicanas.

Apesar das autoridades de Moçambique terem verificado que as águas dos rios Limpopo, Zambezi e Save estao gradualmente baixando no sábado, centenas de pessoas ainda estao sendo resgatadas em áreas isoladas pela água, especialmente na província de Gaza.

A chuva torrencial do mês passado agravada pelos efeitos da passagem em 22 de fevereiro do Ciclone Eline, deixou 70 mortos, 250 mil desabrigados em estado extremo e 20 mil pessoas sem-teto mas que já estao precariamente abrigadas, segundo o último balanço oficial do governo de Moçambique divulgado no sábado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;