Cultura & Lazer Titulo
Baú do rock nacional
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
12/08/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Depois de Santo André - que neste mês dedica espaço privilegiado aos roqueiros na agenda cultural -, chegou a vez de São Caetano sediar as atividades do Arquivo do Rock Brasileiro neste fim semana. Na sexta, às 19h, a exposição homônima ao evento será aberta no Centro de Referência da Juventude - Estação Jovem. A entrada é franca.

A mostra conta com 50 itens, entre discos, fotos e revistas que registram o período de nascimento e popularização do estilo, dos anos 1950 aos 1970. "Em Santo André, cerca de 200 pessoas compareceram. Foi muito bom, apesar do público abaixo do esperado, por causa do frio e da gripe suína", avalia o curador Ayrton Mugnaini Junior.

Entre os destaques do acervo está o boneco do cantor Ronnie Von, produzido na década de 1960, e um álbum infantil com a canção O Vira, da banda Secos & Molhados.

PALESTRA - Também na sexta, logo após a abertura, Mugnaini ministrará palestra sobre as origens do gênero musical no País. Em seu trabalho de pesquisa, ele descobriu, por exemplo, que as fusões entre rock e ritmos nordestinos começaram bem antes da década de 1970.

"Muita gente pensa que o Raul Seixas começou isso, mas um cara chamado Jair Alves já tinha gravado Baião Rock, em 1957", conta.

Outro equívoco comum, segundo o curador, é atribuir ao líder da Revolução Russa de 1917, Vladimir Lenin, a autoria da expressão ‘jovem guarda'. Segundo o anedotário roqueiro, o publicitário Carlito Maia, defensor do pensamento político de esquerda, teria batizado o programa que projetou nacionalmente o cantor Roberto Carlos sob inspiração da frase "o futuro do socialismo repousa nos ombros da jovem guarda".

Mas Mugnaini garante que o nome da romântica e despolitizada turma do Rei teve outras origens. "O Lenin disse que o futuro pertencia à juventude. Quem usou o termo ‘jovem guarda' foi o Engels (o filósofo socialista Friedrich Engels)."

PROGRAMAÇÃO - No sábado, o público poderá conferir a exposição das 12h às 18h. Haverá ainda exibições de vídeos como Botinada - A Origem do Punk no Brasil, do ex-VJ da MTV Gastão Moreira, e Ovelha Negra, DVD extraído da série Biograffiti, que narra a trajetória da cantora Rita Lee.

No domingo, às 16h, a ARBanda, formada especialmente para o projeto, encerrará a programação com clássicos do rock brasuca.

Arquivo do Rock Brasileiro - Sexta, às 19h. Sábado, das 12h às 18h. Domingo, às 16h. No Estação Jovem - Rua Serafim Constantino. Tel.: 4226-5518. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;