Internacional Titulo
Operação conjunta EUA-Iraque prende 285 supostos rebeldes
Por Da AFP
23/05/2005 | 08:24
Compartilhar notícia


Um total de 285 supostos rebeldes foram presos entre domingo e segunda-feira na região de Bagdá, na maior operação conjunta realizada por forças americanas e iraquianas.

Segundo uma fonte do Ministério da Defesa, todos os presos na operação — que ainda não acabou — são iraquianos. "A operação tem o objetivo de expulsar, matar ou capturar terroristas que planejaram ataques na capital iraquiana", afirma um comunicado oficial americano.

Pelo menos 126 ataques com carros-bomba, em sua maioria suicidas, foram registrados na capital iraquiana e sua periferia desde março, contra 25 durante todo o ano de 2004. No decorrer de maio já foram registrados 21 atentados em Bagdá.

Mais de 400 pessoas morreram neste mês em 70 atentados com carros-bomba em todo o país, segundo o governo iraquiano.

Quatro batalhões do exército iraquiano, três das forças especiais americanas e três da Task Force Bagdad, responsável pela segurança na capital, participam da operação conjunta. Um batalhão representa geralmente entre 300 e 400 soldados e policiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;