Setecidades Titulo Segurança
São Bernardo terá monitoramento de vídeo
Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
07/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano, anunciou ontem que o projeto Cidade Segura deverá começar a funcionar até o fim do ano. Serão 400 câmeras ao todo, distribuídas entre escolas, grandes corredores e áreas classificadas como de grande incidência de roubo e furtos.

O custo aproximado, de R$ 20 milhões, será bancado pela Prefeitura, e também estão previstas a instalações de detectores de deslizamentos de terra, áreas de descarte de entulho e sensores para verificar enchentes.

"A grande novidade é que teremos uma integração das agências municipais (Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito, Defesa Civil e Samu)", completou Mariano. Segundo ele, as polícias Militar e Civil terão acesso às imagens.

O anúncio de Mariano foi feito durante a formatura de 240 novos guardas-civis, no Paço Municipal. O evento contou com a participação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Com o efetivo de 971 integrantes, a guarda são-bernardense, a partir de agora, chegará a 1.006 membros após a incorporação de outros 354 que irão se formar.

Cerca de 52% dos novos guardas formados são mulheres e Mariano destaca que a cidade está próxima de cumprir a norma colocada no regimento da corporação, de que 30% do efetivo deve ser do sexo feminino.

"As guardas têm um papel que não se pode menosprezar", assegurou Cardozo. "Muitos as enxergam como uma força de menor categoria, o que não é verdade. Elas têm um grau de importância tão grande quanto o da Polícia Militar e outras forças", completou.

O ministro elogiou o trabalho feito na cidade, "As guardas devem bem treinadas, bem equipadas. Somente assim elas atenderão de maneira eficaz a população", concluiu Cardozo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;