Política Titulo Sama
Chiquinho do Zaíra propõe CPI para ajudar auditoria
Por Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
01/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Atila Jacomussi (sem partido), tem aval de aliados do prefeito Donisete Braga (PT) que passaram pelo comando da autarquia entre 2002 e 2012 para a implantação de auditoria dos contratos da empresa pública. Entrarão no pente-fino as atuações dos vereadores do PTdoB, um secretário do Paço e do ex-vice-prefeito Márcio Chaves (PT).

Mandatário da Sama durante as gestões de Diniz Lopes (PR, 2005) e Leonel Damo (PMDB, 2005 e 2008), o vereador Chiquinho do Zaíra (PTdoB) decidiu agir rápido, prometendo articular no Legislativo a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para acompanhar o caso.

"Acho que ele (Atila) está no direito de fazer essa auditoria. Não devo nada. Vou propor aos vereadores a abertura da CPI e ajudar o Atila", defendeu.

Outro legislador que terá sua atuação contestada é Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB), integrante de longa data ao grupo político de Chiquinho. Ele dirigiu a Sama entre outubro e novembro de 2006, em meio aos comandos de José Carlos Orosco (PMDB) e José Francisco Jacinto, o Icão - ele e Rogério de Paula Costa, o Kuka (PTdoB), que foi superintendente da autarquia em 2007, são nomes de confiança de Chiquinho, que na ocasião era homem-forte do governo Leonel.

Atual secretário de Segurança Pública da gestão Donisete, Carlos Thomaz, que preside o PSB municipal, também não se opõe à decisão de Atila. O socialista administrou a Sama logo após Chiquinho deixar o posto novamente em 2008. "Acho que o Atila tem boas intenções e quer fazer uma nova gestão", disse Thomaz.

No caso dele, a situação se torna curiosa, pois Atila é cortejado pelo PSB. Sem partido desde dezembro, o ex-prefeiturável (terceiro mais votado com a adesão de 26.520 eleitores, ou 13,35% dos votos válidos) se desligou do PPS alegando falta de apoio dos dirigentes da legenda. Os dois mantêm conversas sobre uma aliança visando a eleição de 2014, quando o ex-vereador disputará a eleição para deputado estadual.

Márcio Chaves é amigo próximo de Donisete, que o deseja ver integrado ao governo municipal para buscar investimentos do governo federal para Mauá. Ele foi superintendente da Sama entre 2003 e 2004, na administração de Oswaldo Dias (PT). Procurado pela equipe do Diário, o ex-vice-prefeito não retornou aos contatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;