Política Titulo
Secretário de Finanças de Sto.André é criticado por reunião aliada
Por Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
01/10/2005 | 07:27
Compartilhar notícia


A reunião do secretário de Finanças de Santo André, Antonio Carlos Granado, com a bancada de sustentação, no último dia 28, é a nova polêmica na questão do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) da cidade. Vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes que analisa problemas na cobrança do tributo consideram que houve desrespeito, porque, um dia antes, o secretário cancelou uma audiência na Câmara, marcada para o dia 29, alegando problemas particulares, mas mesmo assim manteve o encontro coma a base aliada. A reunião com todos os parlamentares foi adiada para 11 de outubro.

Os vereadores de oposição Marcelo Chehade (PSDB) e Paulinho Serra (PFL), membros da Comissão, criticam o fato de Granado ter participado de uma reunião com sete vereadores de sustentação para tratar do IPTU um dia após haver cancelado sua ida à Câmara para falar com todos os parlamentares. "Nem mesmo (Cláudio) Malatesta (PT), que é da situação e da Comissão, participou da reunião com o secretário", reclama Serra, que promete tratar do assunto na próxima sessão. "Seremos menos pacientes agora."

A reunião com a base de apoio foi descoberta sexta-feira por Chehade por meio de uma 'ata' que circulou na Câmara. "Esse documento informal mostra que só há uma pessoa trabalhando nos dois mil processos de cadastramento de aposentados (um dos problemas analisados pela comissão)", revela o tucano. Ele conta também que a revisão dos mais de 500 casos será resolvida até o início de novembro.

O líder do governo na Câmara, Antonio Leite (PT), admite que foi ele quem fez a 'ata' da reunião que foi distribuída só para os membros da situação. Para ele, não houve desrespeito nem há motivos para os componentes da comissão estarem indignados. "O secretário Granado cancelou a ida à Câmara do dia 29 porque teve compromissos pessoais muito sérios naquele dia e não no dia 28, quando já havia marcado uma reunião com a base de sustentação para tratar de tributos, entre eles o IPTU", garante o petista.

Base aliada - Mesmo na reunião com a base aliada, o assunto principal foi o IPTU. Granado pediu explicações sobre se está sendo convidado ou convocado para ir à Câmara explicar o tributo aos vereadores no plenário. Preocupado com o fato de apenas um funcionário se dedicar aos 2 mil processos de cadastramento de aposentados, Leite sugeriu que o trabalho seja dividido com a equipe de oito funcionários que trabalham nas revisões, prevista para acabarem em novembro. Outra sugestão foi a utilização de estagiários. José Montoro Filho (PT), Montorinho, opina sobre a apresentação de relatório sobre pedidos de revisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;