Cultura & Lazer Titulo
Muito além do romeu-e-julieta
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
01/10/2005 | 07:59
Compartilhar notícia


Pular o jantar e ir direto à sobremesa pode não ser apenas uma força de expressão. No conceito da pâtisserie francesa, a sobremesa é a doce conclusão de uma refeição com requinte de prato principal. E é o chef patissier francês Fabrice Lenud o responsável pela reformulação da carta de sobremesas do Baby Beef Jardim em Santo André (r. das Bandeiras, 166. Tel.: 4436-7869). Já introduziu oito novidades junto às clásssicas opções da casa, com sabores que ultrapassam a fronteira dos tradicionais romeu-e-julieta, pudim de leite e doce de leite com queijo Minas.

Para além do contexto geral de sobremesa como um singelo doce que antecede o cafezinho, ou dos gelados terceirizados, a pâtisserie - confeitaria especializada na criação, confecção e montagem de sobrepastos - tem introduzido na gastronomia brasileira a noção francesa da cozinha doce, com pouco açúcar, mais frutas, preparo artesanal e requinte na apresentação. Ou seja, sobremesa com cacife para se tornar mais do que um complemento final da refeição e representar uma exclusividade do restaurante que a oferece. No Baby Beef, Lenud está há três meses reformulando a carta da casa e criando as novas sobremesas artesanais. A pirâmide de chocolate com sorvete e nozes crocantes e a mil folhas de morango são duas agradáveis opções, ambas deliciosamente tentadoras.

Na pirâmide (R$ 13,90), predomina o contraste entre a textura macia do sorvete de creme com a firmeza das nozes caramelizadas. A calda quente de chocolate ao redor e o biscoito fino que serve de base em forma de tulipa aberta são coadjuvantes que até roubam a cena. O requinte visual da montagem está nas raspas de chocolate arrumadas sobre o sorvete em forma de pirâmide, daí o nome da refeição - depois de tudo isso, é difícil simplificá-la como sobremesa.

A mil folhas (R$ 13,50) é a tentação em tons avermelhados e a leveza em forma de folhas. Há um buquê silvestre na decoração, com amoras, framboesas, morangos e groselhas, rodeando a torta disposta no centro do prato. São três finas camadas de massa folhada, recheada com creme e morangos cortados ao meio. Leve e com um visual colorido, representa com vigor a força de expressão "comer com os olhos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;