Palavra do Leitor Titulo
Mãos à obra

Amanhã, Santo André completará 460 anos. E aniversários desta grandeza nos remetem a uma reflexão sobre a cidade que queremos para nós e nossos filhos

Por Dgabc
07/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Amanhã, Santo André completará 460 anos. E aniversários desta grandeza nos remetem a uma reflexão sobre a cidade que queremos para nós e nossos filhos e netos. Esta reflexão sobre o município poderia ter como ponto de partida inúmeros ângulos. Poderíamos tratá-la sob o aspecto de sua pujança econômica, de sua efervescência cultural ou, até mesmo, apontar o futuro com os olhos de quem refletiu a nossa rica história política local/regional. Mas fiquemos, ao menos neste texto, com o que entendo ser o melhor presente que uma cidade poderia receber em seus aniversários: gestão pública eficiente!
Sou entusiasta do tema gestão pública visto pelas lentes da eficiência. Acredito que ainda é possível avançar muito nesse terreno. E por que pensar a administração pública por este prisma? Primeiro porque as demandas são cada vez maiores: queremos mais Saúde, mais Educação, saneamento básico, Transporte de qualidade. Ocorre que tudo isso requer dinheiro, investimentos. E a única forma de ampliar a oferta e a qualidade dos serviços públicos, sem aumentar impostos, é melhorar a gestão e, com o mesmo dinheiro, fazer mais.
A administração pública deve definir com clareza quais são seus objetivos e quais metas quer alcançar, abrindo diálogo com a sociedade civil para negociar projetos comuns, afinal foi-se o tempo em que o Estado agia isoladamente. Depois, essencial o monitoramento das políticas implementadas, com posterior avaliação dos resultados.
Gestão moderna, a meu ver, é aquela que busca inserir na sociedade nova mentalidade a respeito da gestão pública, rompendo com a imagem de que o poder público é sinônimo de ineficiência. Mas para isso se concretizar é essencial mirar em gestão gerencial, ou seja, constituir metas, buscar resultados e criar procedimentos. Agindo de modo planejado para gastar bem o recurso público sem esquecer, é claro, de obsessivo combate à corrupção. Mas para isto são necessários quebrar paradigmas e ter coragem de mudar.
O setor público deve preocupar-se em inovar permanentemente. A criatividade é característica que se desenvolve se propiciamos contexto favorável à experimentação e à mudança, sempre com o propósito de melhorarmos os serviços públicos entregues à nossa população. Parabéns a Santo André e à sua população, e que o presente deste ano seja o início de gestão pública eficiente que, concretamente, melhore a vida das pessoas. Então, mãos à obra!

Paulinho Serra é secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Sto.André.

Palavra do leitor

Não entrega
Estou com problemas com uma loja localizada em Santo André, a Fenicia, que vende móveis. Comprei uma cômoda no dia 11 de janeiro e até hoje não recebi! O estabelecimento comercial vive inventando desculpas e não entrega o produto. Constatei que a loja vem recebendo dezenas de reclamações, inclusive no site de reclamações Reclame Aqui. Acredito que isso deve ser noticiado para que outras pessoas não passem o que estou passando. Vou novamente à loja na esperança de algum retorno.
Gleice Carla Granai
Santo André

Ademir Medici
Ademir Medici, deste nosso Diário, no dia 2, na coluna Memória, nomeia e, ao mesmo tempo, presta homenagem a cinco trabalhos literários. E dentre os livros citados, traz 100 Anos de Jorge Amado. Livro que tive participação, e não poderia deixar de ressaltar um dos nomes mais expoentes da literatura de nossas sete cidades e que assina mais de 20 obras, além de escrever crônicas e ser palestrante. Refiro-me ao morador de Mauá Aristides Theodoro, um dos mais conhecedores da vida e obra de Euclides da Cunha, mais precisamente de um dos maiores clássicos brasileiros, Os Sertões. Ademir Medici e Diário, minha gratidão por tudo e tanto.
Cecél Garcia
Santo André

Sempre de olho
Dia 2, enviei e-mail à Prefeitura de Mauá solicitando reparos em avenida próxima à minha residência e copiei neste e-mail dois profissionais deste Diário. No dia seguinte, fiquei muito impressionado quando recebemos visita de equipe deste jornal para cobrir nossa reivindicação. Fico muito feliz e agradecido pela atenção e interesse em nos ajudar. Em nome dos moradores do local, gostaria de agradecer ao Diário pelo interesse e auxílio prestado. Esse tipo de atitude só aumenta nossa admiração e respeito por este excelente jornal. No dia seguinte a essa solicitação, a Prefeitura se apressou em resolver o problema, pois sabia que o Diário estava de olho.
José Eduardo Graça
Mauá

Santo André
Comemorar o quê, Santo André? São 460 anos de abandono! Sou cidadã andreense, saio cedo de casa para ir trabalhar e todos os dias carrego comigo as mesmas indignações ao ver crianças e adolescentes dormindo em um buraco embaixo do viaduto próximo ao mercado Assaí, lugar extremamente sujo e inadequado, onde as crianças fazem uso de drogas e com meninas correndo risco de sofrer abusos sexuais. Todos estão expostos as doenças e violências! Parece que estão abandonados, cadê o serviço social da cidade? Por que essas crianças estão tão largadas? Comemorar o quê, Santo André? São 460 anos de abandono.
Suzana Barbosa
Santo André

A seco
Sou moradora do Jardim Ipê, em São Bernardo, e há dias que estamos sem água. Um vereador mandou caminhão-pipa, mas não resolveu em nada, só deu para o pessoal da rua onde o caminhão foi. Não é a primeira vez neste ano que falta água nessa área. Ligamos na Sabesp e o pessoal não sabe explicar o motivo do desabastecimento. No dia 5, moradores fizeram protesto para solucionar o problema. Deixar a população sem o recurso natural essencial à vida é uma vergonha para a cidade! É a terceira vez neste ano que isso acontece na nossa região!
Anaiza Duarte
São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;