Internacional Titulo
Cientistas apontam relação entre tempestades solares e infartos
Por Da AFP
10/04/2005 | 15:46
Compartilhar notícia


Pesquisadores do IGA (Instituto de Geofísica e Astronomia) de Cuba asseguram que existe uma relação entre as tempestades solares e os infartos cardíacos, segundo um estudo feito durante oito anos e revelado neste domingo para imprensa cubana.

A pesquisa, realizada em colaboração com vários hospitais de Havana, demonstrou que dois ou três dias depois de uma tempestade solar aumenta a ocorrência de infartos agudos do miocárdio, afirmou o suplemento científico Red, publicado pelo jornal Juventud Rebelde.

Segundo o engenheiro Pablo Figueredo, essas tempestades são grandes explosões que provocam a ejeção de massa solar, que atinge a Terra, provocam alterações no ambiente eletromagnético, o que influencia também a nível celular nos organismos vivos.

"Isso não quer dizer que esses fenômenos provocam infartos ou que aumentam a quantidade de casos, e sim que se redistribui sua ocorrência ao aumentar seu número entre as pessoas propensas", afirmou Figueredo.

A pesquisa, realizada entre 1992 e 2000, analisou diariamente os dados médicos dos prontos socorros de seis hospitais de Havana e os relacionou com as perturbações magnéticas no mesmo período de tempo.

Em mais de 5 mil infartos investigados, a tendência revelou que sua ocorrência se concentrou mais de 24 horas depois de ocorrer perturbações geomagnéticas de grande magnitude, provocadas por uma tempestade solar.

O estudo também revela que, mesmo que quando não existam diferenças substanciais quanto ao impacto entre os diferentes sexos, há um leve aumento dos infartos nas mulheres um dia antes das tempestades.

Isso poderia estar relacionado com as diferenças entre os ritmos biológicos dos homens e das mulheres, apesar de, nesse sentido, não haver ainda nenhuma pesquisa conclusiva.

Agora os especialistas tentam descobrir quais são os mecanismos biológicos que se desencadeiam quando ocorre esse estresse eletromagnético a nível planetário, para que sejam avaliados seus efeitos na pressão arterial ou na coagulação sanguínea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;