Setecidades Titulo
Estação de Riacho Grande vai tratar esgoto
Samir Siviero e Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
27/04/2003 | 19:04
Compartilhar notícia


Subutilizada desde sua inauguração em 1969, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Riacho Grande, em São Bernardo, deve ser melhor aproveitada até o fim do ano com o bombeamento de esgoto coletado no Parque Estoril. A Prefeitura de São Bernardo terá de construir um coletor-tronco, que deve passar por baixo da via Anchieta, além de estações elevatórias, para conduzir o esgoto do Parque Estoril até a ETE.

Atualmente, a estação trata o esgoto de cerca de 3 mil moradores do Riacho Grande, além de dejetos de sumidouros de escolas da rede municipal localizadas na área – que é de manancial, e por isso tem restrições em relação à ocupação – ou de residência do próprio Parque Estoril. A ETE tem capacidade para alcançar até 8 mil pessoas.

Conforme classificou o secretário de Obras de São Bernardo, Otávio Manente, a ETE do Riacho Grande é como uma “camisa que há tempos não é utilizada e, de repente, nota-se que ela ainda está boa para o uso”.

“Ela pode ser melhor explorada e por isso queremos levar o esgoto do Parque Estoril para ser tratado lá”, disse Manente.

Hoje, São Bernardo tem duas ETEs, uma no Riacho Grande e outra no Jardim dos Pinheiros, que foi construída recentemente por meio de uma iniciativa que envolveu comunidade local, MP (Ministério Público) e Prefeitura. A ETE Riacho Grande foi construída antes da criação da lei de proteção dos mananciais e, por isso, pôde ser instalada próxima à represa Billings.

O bombeamento do esgoto do Parque Estoril para a ETE Riacho Grande deve começar ainda esse ano, segundo Manente. A construção de duas estações elevatórias e do coletor-tronco entre o Estoril e o Riacho Grande devem custar R$ 1 milhão à Prefeitura.

“A licitação deve ser aberta em um mês e no prazo de seis meses deverão ser iniciadas as obras”, afirmou o secretário.

Depois de fazer a ligação entre o Parque Estoril e o Riacho Grande, a Prefeitura pretende fazer uma rede de interligação do coletor-tronco às vilas Anchieta, Jurubatuba, Tozzi, bairro Yara Praia e Jardim Monte Carlo. Com essas ligações, a ETE completaria 100% de sua capacidade, mas ainda não há previsão de quando serão feitas essas extensões.

Apesar de ter duas estações de tratamento em funcionamento na cidade, mesmo com a ETE Riacho Grande funcionando 100%, São Bernardo só tratará 2% do esgoto produzido no município. Atualmente, na ETE do Riacho Grande são tratados 1,1 mil m³/dia de esgoto por dia. Na ETE Pinheirinho são 700 m³/dia que correspondem a 2 mil habitantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;